Testamos: Chevrolet Camaro 2019 garante diversão a cada acelerada

Definitivamente, o Chevrolet Camaro 2019 não nasceu para ser um carro discreto. A nova frente com um enorme detalhe em preto, a cor Azul Egípcio...

O Chevrolet Camaro 2019 não nasceu para ser um carro discreto. A nova frente com um enorme detalhe em preto, a cor Azul Egípcio da carroceria e as rodas de 20 polegadas chamam a atenção mesmo com o carro desligado. Ao apertar o botão de partida, o urro do V8 de 6,2l despertando invade a cabine e torce pescoços de curiosos pelas ruas.

LEIA MAIS: Testamos: Com um Volvo V40 na mão inglesa, rodamos 700 km na Escócia

Testamos: por R$ 245 mil, Audi A4 tem tecnologia, potência e luxo de sobra

Por mais que a equipe do Garagem360 tenha tentado ser sutil ao guiar o muscle car durante os testes, é difícil não notar olhares durante os passeios com o Camaro. A sensação é a de ter se tornado uma celebridade, ou a de estar caminhando na Av. Paulista ao lado de Paul McCartney. Muitas pessoas olham e até sacam o celular para tirar uma foto.

Chevrolet Camaro 2019: como anda

Estar a bordo do Camaro, de fato, é diferente em relação aos carros tradicionais. Ele consegue ser um carro dócil e que pode ser usado para as compras do mês – desde que não se leve muita coisa, por conta do porta-malas pequeno – ao mesmo tempo que mostra toda a força dos seus 461 cv de potência ao pisar fundo no acelerador.

Ao ser provocado, um rugido semelhante a um trovão é emitido pelos escapamentos de saída dupla. Enquanto berra feito uma besta selvagem, a velocidade aumenta e o corpo é pressionado contra os bancos, como se quisesse sufocar os ocupantes.

[info_box title=”Raio-X”]

Chevrolet Camaro SS 2019

Motorização: 6,2l V8 16 válvulas 461 cv a 6 mil RPM (gasolina)

Torque máximo líquido: 62,9 kgfm a 4.400 RPM (gasolina)

Transmissão: automática de 10 marchas – possibilidade de troca por borboletas

Dimensões: 4,78 m x 1,89 m x 1,34 m (comprimento x largura x altura)

Distância entre eixos: 2,81 m

Peso em ordem de marcha: 1.709 kg

Tanque de combustível: 72 L

Consumo: 5 km/l cidade/estrada (somente gasolina – pelo computador de bordo)

Porta-malas: 208 L

Preço: R$ 320 mil (estimado)

Pontos positivos: desempenho, prazer ao dirigir e ergonomia

Pontos negativos: espaço interno, consumo e visibilidade

[/info_box]

É o carro mais esperto já testado pelo Garagem360. Você pisa e ele voa. Motorista e passageiros, de dentro, nem sentem. Tem que prestar muita atenção porque o normal dele, na estrada, é 140 km/h sem perceber, em uma acelerada. Apesar de toda a fúria, o Camaro é estável e faz curvas em alta muito bem. Mesmo estando rápido, ele não transmite insegurança ao condutor.

Como cavalo que anda, bebe, com o muscle car não é diferente. Ele encerrou o teste com média de 5 km/l, tento tido como melhor marca 7,5 km/l, durante uma volta tranquila na Rodovia Anchieta. Para tentar melhorar o consumo, o motorzão de oito cilindros desativa metade dos pistões quando não precisa de muita força.

Vida a bordo

Por dentro, ele oferece tanto conforto quanto um esportivo é capaz de oferecer: quase nenhum. Os bancos dianteiros, porém, merecem elogios por apoiarem bem o corpo e não cansam. A vida dos ocupantes traseiros é mais complicada. O teto baixo e a falta de espaço para as pernas faz com que apenas pessoas pequenas – ou crianças – ocupem a fileira de trás.

Além do aperto, a visibilidade também não é das melhores. Há muitos pontos-cegos nas laterais e a visão traseira é praticamente inexistente. Nas manobras, a câmera de ré auxilia, mas poderia ter um sensor de estacionamento na frente.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

O acabamento, em geral, é bom, mas não espere nada muito luxuoso. Há detalhes em couro, como no acabamento dos bancos, mas o painel é de plástico e tem linhas simples. Entretanto, todos os comandos são bem posicionados, o que proporciona boa ergonomia ao motorista.

Os mostradores analógicos têm leitura fácil e o prático HUD, que informa a velocidade no para-brisa, facilitam o controle das informações. Embora tenha sido guiado no modo tradicional, há outros específicos, como o para pistas, o esportivo, além do voltado para condução em neve e gelo.

Boa compra?

Poucos carros proporcionam tanta diversão a bordo como o Chevrolet Camaro 2019. Há apenas um concorrente direto para ele, o Ford Mustang, seu eterno rival. Não se trata de um segmento racional. São carros de imagem, ícones da indústria americana e que seguem à risca os requisitos de um autêntico muscle car.

Andar com um Camaro é ser transformado em uma celebridade instantânea, sem precisar ser amigo de um Beatle. Porém, qualquer incômodo é superado na primeira acelerada, prestando sempre atenção no velocímetro, já que é fácil superar qualquer limite de velocidade brasileiro.

Nem mesmo o consumo alto, a pouca visibilidade e o espaço quase nulo do banco traseiro conseguem apagar o brilho deste carro. Seu prazer ao dirigir, o ronco de seu motor e sua velocidade compensam qualquer falha.

*Colaboraram: Maria Beatriz Vaccari e Sérgio Vinícius   

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA