Testamos: BYD TAN EV 100% elétrico prova que carro chinês é boa opção de compra
Conheça todos os detalhes do BYD TAN EV, SUV de sete lugares, 100% elétrico, com 430 km de autonomia e potência de 517 cv.
O SUV chinês é dotado de motor 100% elétrico e vendido no Brasil desde o fim de 2021. Comercializado em versão única, o BYD TAN EV tem preço de R$ 519.990, 430 km de autonomia e potência de 517 cv.
Chinês, elétrico e com alto nível de tecnologia: conheça o BYD TAN EV
O SUV de sete lugares foi o modelo escolhido pela BYD para iniciar a participação da marca no mercado automotivo brasileiro. Atualmente ele tem preço de R$ 519.990 e é vendido em versão única e bem completa.
Enquanto a reportagem esteve com o modelo para conhecer todos os atributos do veículo de perto, foi possível perceber como o TAN EV desperta a curiosidade de quem o vê. Primeiro pelo fato de ser um carro de uma marca ainda pouco conhecida no país, e também pelo seu porte e design. A cor vermelha também ajudou na discrição do carro.
Porém, tal estranheza do desconhecido não vai durar muito, uma vez que o carro tem condições de se posicionar muito bem frente aos seus principais concorrentes dentro do segmento.
O design é moderno e atraente. Destaque para a parte frontal que conta com uma enorme grade preta composta por formatos retangulares. Os faróis contam com DRL em Led e são interligados por uma faixa em cromo com o logo da marca ao centro.
Linhas dinâmicas também contornam o veículo como um todo. Nas laterais elas são responsáveis por gerar sensação de movimento. Os retrovisores externos estão posicionados nas portas, o que é ótimo para diminuir o ponto cego do condutor.
A traseira conta com lanternas contínuas que invadem a tampa do porta-malas e o perfil esportivo e complementado pela antena tipo barbatana de tubarão, rack de teto decorativo e spoiler acima da tampa do bagageiro.
Ao todo ele tem capacidade para até sete passageiros. Para isso, ele conta com comprimento de 4.870 mm, largura de 1.950 mm, altura de 1.722 mm e entre-eixos de 2.820 mm. As rodas são de 22”.
Ainda no quesito dimensão, quando o carro é usado na configuração de cinco lugares, a capacidade volumétrica do porta-malas é de 940 litros, porém, quando configurado para acomodar os sete passageiros, o volume disponível é de 265 litros.
O porta-malas conta com abertura e fechamento de forma eletrônica, além disso, o fato de estar nivelado com a carroceria do veículo ajuda com a introdução e remoção de itens mais pesados.
Interior é repleto por tecnologia embarcada
Porém, o destaque fica por conta do excelente acabamento do interior e o alto nível de tecnologia embarcada. Couro e Alcantara são encontrados nos bancos, painel e portas. Além disso o modelo também conta com a inclusão de materiais soft touch (sensível ao toque).
A tela de 15,6″ rouba a cena dentro do TAN EV, e uma de suas principais características surpreende quem o confere de primeira. A central multimídia do carro é giratória, com isso, o condutor e passageiros podem definir a posição que melhor se encaixa para o momento.
Infelizmente ela ainda não conta com sistemas de pareamento do smartphone, como o Apple CarPlay. No entanto, de acordo com informações da montadora, o serviço já estará disponível a partir de setembro.
O ambiente também pode ser configurado com o sistema de iluminação que contorna o carro desde a parte frontal até a segunda fileira. Toda a escolha de cor e intensidade também é definhada através da tela. Além disso, a experiência sonora é comandada pelo sistema de som de última geração com 12 alto-falantes.
Comandos de som, ar e de assistentes de condução estão posicionados próximo ao câmbio da transmissão, bem como no volante multifuncional e central multimídia. O carro também conta com sistema de carregamento por indução, e entradas USB.
Próximo ao retrovisor interno o modelo conta com câmera frontal e traseira, o que disponibiliza a captura de fotos ou filmagens do interior do veículo ou da rua.
Os passageiros da segunda e terceira fileira também contam com saída de ar, sistema de iluminação e com a visibilidade do teto solar que abrange toda a área do teto do veículo.
Assistentes de condução deixam a viagem mais segura
O BYD TAN EV conta com diversos assistentes de condução, incluindo 25 recursos de segurança de última geração, como câmera de visão surround HD de 360 graus, piloto automático adaptativo, sistema DiPilot, 11 radares externos e sistema ADAS.
Motor 100% elétrico com 430 km de autonomia
O BYD Tan EV dispõe de uma série de atributos, como seus dois motores elétricos, um em cada eixo (245 cv no motor dianteiro e 272 cv no traseiro). Ambos proporcionam uma potência combinada de 517 cv e torque máximo c de 680 N.m.
Assim, o TAN EV pode acelerar, de 0 a 100 km/h, em apenas 4,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 186 km/h, limitada eletronicamente com a intenção de priorizar a autonomia.
O carro conta com alcance de 430 km, graças ao conjunto de baterias de com 86.4 kWh. O BYD TAN EV pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em corrente contínua de 110 kW.
Como é dirigir o TAN EV
A experiência de condução contou com trechos de estrada e cidade, algo que permitiu sentir o carro (e sua autonomia), em diferentes cenários. A regeneração através das frenagens auxilia a condução em trechos mais movimentados, como os centros urbanos. Enquanto na estrada, o torque imediato e os 516 cv de potência foram colocados à prova.
Mesmo com porte musculoso, a segurança que o veículo passa é certeira, e a performance não é comprometida por falta de um motor a combustão.
Sem dúvida, ele tem o melhor dos dois mundos: alta potência aliada ao propulsor eletrificado que torna a viagem silenciosa, econômica e divertida. Infelizmente tudo tem um preço, e nesse caso é de R$ 519.990.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.