Testamos: BYD Song Plus DM-i pode ser a escolha certa para quem deseja iniciar no mundo dos eletrificados
Imagine ter um SUV capaz de rodar mais de 1.000 km, ter alto nível de tecnologia e preço competitivo, o BYD Song Plus é tudo isso.
Quando se fala em carros eletrificados, sejam eles os puramente elétricos ou os híbridos, não tem jeito, uma marca vem à cabeça de muitos brasileiros: a BYD. A marca chinesa invadiu o mercado nacional com uma frota para lá de atrativa. E entre os modelos está ele, o único híbrido da atual linha: o BYD Song Plus DM-i.
E se você é daqueles que ainda não confia ou não quer um carro 100% elétrico, ele pode ser a sua escolha ideal para embarcar de vez no mundo dos eletrificados.
BYD Song Plus DM-i entrega muito e pode supreender no preço
Logo de cara é preciso deixar claro que não existe carro barato no Brasil. Isso é um fato que precisa ser esclarecido.
No entanto, há modelos que se destacam no quesito custo-benefício, e esse é o caso do SUV híbrido da BYD.
Ao compararmos o valor do veículo com demais concorrentes do mesmo segmento, podemos conferir que ele tem um pacote muito mais atrativo, seja em termos de tecnologia, bem como no quesito motor e alcance.
Quanto custa um BYD Song Plus DM-i em 2024?
O Song Plus pode ser adquirido por um valor de R$ 229.800.
Autonomia de dar inveja
Como já mencionado, o grande destaque o SUV fica por conta da sua grande autonomia. O alcance supera os 1.000 km graças o motor híbrido plug-in, que é formado pelo motor a combustão e elétrico.
O propulsor movido a gasolina de ciclo Atkinson tem um deslocamento de 1.498 cc, injeção multiponto, quatro cilindros e 16 válvulas.
Sozinho, ele gera 110 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 135 N.m a 4.500 rpm.
Já o elétrico produz potência máxima de 179 cv, com torque máximo 316 N.m.
Juntos, eles rendem uma potência combinada de 235 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,5 segundos e a velocidade máxima é de 186 km/h.
Ainda sobre o motor elétrico, ele sozinho tem um alcance de 51 km.
A transmissão, ao não utilizar marchas definidas, otimiza o funcionamento do sistema DM-i.
De acordo com o Inmetro, o SUV é capaz de rodar 38,4 km/l e na cidade e 28,1 km/ e na estrada.
Carregamento da bateria
O SUV híbrido da BYD traz a bateria Blade, de longa duração, cujo conceito remete à tecnologia de autonomia estendida, contribuindo para a mobilidade sustentável.
Ela foi projetada em forma de lâmina com função estrutural e não possui estrutura modular, permitindo até 50% mais células no mesmo espaço e aumentando a sua densidade energética.
Sua capacidade é de 8,3 kWh, com tempo de carga total de 2,5 horas, quando utilizado um carregador AC de 3,3 KW.
Design e itens de SUV de luxo
Se há algo que chama muita atenção para quem olha pela primeira vez para o SUV Song Plus DM-i é o seu design.
Isso se deve ao moderno design Dragon Face 3.0, com suas linhas agressivas e os faróis Full LED que “lembram um dragão gigante com os olhos abertos”.
As junções da cobertura da cabine com a linha de ombros adotam um design oculto, único na classe, mostrando o excelente acabamento.
Demais destaques ficam por conta da grade frontal, ressaltada por finas tiras decorativas cromadas, que dão mais nobreza ao visual.
Há também o acabamento em 3D nessa grande frontal que destaca ainda mais a personalidade do veículo.
Os retrovisores externos possuem ajuste elétrico, são escamoteáveis e contam com desembaçador elétrico.
Na traseira, o BYD Song Plus DM-i traz lanternas em LED conectadas, oferecendo uma iluminação maior, mais atraente e que aumenta a visibilidade do veículo.
As lanternas e o brake light Skyline são integradas e proporcionam maior segurança, seguindo a tendência atual.
Já as rodas são de liga leve de 19” e alto brilho, com grandes arcos pronunciados, remetem à esportividade do conjunto, com pneus de dimensões 235/50 R19.
O interior do BYD Song Plus DM-i tem um toque único de sofisticação. O conforto também ilustra muito bem a qualidade do novo veículo da BYD.
Os assentos, por exemplo, se adequam perfeita e ergonomicamente ao corpo humano. Na frente, os bancos possuem ajustes elétricos e são dotados de aquecimento e ventilação.
Na traseira, o interior traz piso plano (ausência de túnel central), que aumenta o conforto dos ocupantes, além de melhor acessibilidade.
Os assentos são bem confortáveis, permitem reclinação do encosto e oferecem excelente comodidade extra às pernas.
Além disso, os bancos têm acabamento em tecido premium sustentável e materiais sofisticados.
A preocupação com a perfeição e qualidade são notados em cada detalhe.
A iluminação ambiente, por exemplo, pode ser configurada com 31 opções de cores.
Se o assunto é tecnologia, o Song Plus DM-i também está em um nível acima de outros veículos da categoria.
É o caso do painel 100% HD digital personalizável com 12,3 polegadas, que conta com display de fácil visualização e múltiplas informações.
Além de ótima resolução e moldura ultra estreita, proporciona um prazer visual pela progressividade de design.
Desenvolvida em sistema Android, conta com monitoramento em tempo real do progresso do sistema e suporta expansão para equipamentos periféricos.
Destaque ainda para o acabamento e elementos de alumínio escovado acima dos alto-falantes e ao redor das saídas de ar, que trazem um toque bem diferenciado.
Um item à parte de alta tecnologia e sofisticação é a central multimídia Touch de 12,8”, com 9 alto-falantes de alta-fidelidade, marca Dirac, uma das empresas de maior prestígio na indústria automotiva.
Assim, o modelo traz uma verdadeira cabine imersiva de música comparável às principais modelos de automóveis premium do mercado.
O ar-condicionado dual zone, com regulagem de temperatura independente e também saída para os bancos traseiros, completa a atmosfera muito confortável e convidativa do interior do veículo.
Por fim, o Song Plus DM-i dispõe de:
- volante multifuncional com controles de áudio e tecnologias semiautônomas
- carregamento de celular por indução (Wireless)
- saída de ventilação traseira e entradas USB
- controle de estabilidade (ESP)
- controle de tração TCS)
- assistência de partida e descida em rampa
- sensores de estacionamento
- sensores de ponto cego
- chave keyless para abertura e fechamento e sistema de ignição por botão
Segurança também merece destaque
O modelo possui suspensão independente McPherson na dianteira e independente multi-link na traseira.
Por conta disso o SUV híbrido plug-in da BYD permite ajustes automáticos de suspensão, adequados para os deslocamentos do dia a dia.
Dependendo do tipo de piso, absorve as irregularidades com total controle, oferecendo uma condição dinâmica suave e confortável.
O sistema de freios é do tipo regenerativo inteligente, com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. A tração do modelo é dianteira (FWD).
O Song Plus DM-i conta com um sistema inteligente, como suas câmeras com função panorâmica 360°.
Ou seja, pode-se visualizar ao redor e observar a parte inferior do veículo, não havendo ponto cego no campo de visão.
Some a isso, o sistema Adaptive Cruise Control (ACC), que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança.
A lista também inclui:
- seis airbags
- assistente de permanência em faixa
- sensor de ponto cego
- reconhecimento de sinais de trânsito
- assistente de frenagem de emergência
- sensores de pressão dos pneus
- sistema ISOFIX
Espaço interno
O BYD Song Plus DM-i dispõe ainda de um dos maiores porta-malas do segmento, com 574 litros, superando muitos veículos já consagrados do segmento automotivo.
Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço chega a 1.477 litros.
A abertura da tampa do porta-malas do Song Plus DM-i é possível pelo acionamento de um botão localizado na própria tampa, por meio da chave do veículo e também acionando um botão localizado na porta do motorista, de forma elétrica tanto para a abertura quanto para o fechamento.
O Song Plus DM-i tem:
- 4.705 mm de comprimento
- 1.890 mm de largura
- 1.680 mm de altura
- entre eixos de 2.765 mm
- Seu peso em ordem de marcha é de 1.700 kg
Vale investir em um BYD Song Plus DM-i?
De forma direta e clara, sim! O SUV híbrido entrega um ótimo espaço interno, tecnologia de ponta, e claro, uma autonomia que pode render boas distâncias dos postos de combustíveis.
Todo esse pacote é oferecido por um preço de R$ 229.800, o que não é barato, claro. Porém, no comparativo com os demais modelos do mesmo segmento, o híbrido da BYD tem um ótimo custo-benefício.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.