Tesla Model Y supera rivais alemães no segmento de SUVs médios na Europa

O Tesla Model Y, de origem estadunidense, foi o SUV premium de médio porte mais vendido na Europa no primeiro semestre, superando rivais alemães, incluindo o ex-líder do segmento, o Mercedes-Benz GLC.

O crescimento das vendas do Modelo Y, que é fornecido tanto pela nova fábrica da Tesla instalada perto de Berlim, capital da Alemanha, quanto por sua instalação em Xangai, na China, foi tão forte a ponto de superar o Audi A3 como o modelo premium mais vendido da Europa entre todos os segmentos, segundo informações  da plataforma de dados globais Dataforce, compilados pela revista Automotive News Europe.

SUV elétrico da Tesla começa a dominar a Europa

carros
Mercedes-Benz GLC era o SUV premium de porte médio mais vendido na Europa até 2021 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

O SUV elétrico da Tesla vem subindo no ranking de vendas desde que seu lançamento gradual na Europa começou no ano passado. O Model Y foi o mais vendido da Noruega nos primeiros seis meses, enquanto em junho liderou as paradas de vendas da Suécia e terminou em segundo lugar geral no Reino Unido.

VEJA TAMBÉM

O Modelo Y registrou 41.851 vendas nos primeiros seis meses, superando o Mercedes-Benz GLC (40.554), de acordo com os dados preliminares da Dataforce, que excluem os números de Finlândia e Portugal.

O BMW X3 ficou em terceiro com 31.138 e o Volvo XC60 em quarto com 27.836 vendas.

Confira os SUVs premium de médio porte mais vendidos da Europa no primeiro semestre – unidades vendidas e desempenho em relação a 2021:

  1. Tesla Model Y – 41.851 (novo)
  2. Mercedes-Benz GLC – 40.554 (12%)
  3. BMW X3 – 31.138 (-7,5%)
  4. Volvo XC60 – 27.836 (-18%)
  5. Audi Q5 – 15.552 (-34%)
  6. Audi Q5 Sportback – 13.052 (novo)
  7. Audi Q4 e-tron – 11.182 (novo)
  8. Porsche Macan – 9.798 (36%)
  9. DS 7 Crossback – 9.721 (-26%)
  10. Audi e-tron – 9.470 (-3,5%)

Elétricos empatam com diesel

Audi
O elétrico alemão Audi Q4 e-tron (Foto: Divulgação Audi)

A entrada da Tesla ajudou a impulsionar as vendas totais no segmento de SUVs premium de médio porte  para acima de 250.000 no semestre, um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado.

O sucesso do Model Y teve outro impacto importante no segmento: o diesel já não é mais o combustível dominante. No primeiro semestre, o combustível fóssil empatou com o elétrico, cada um com 32% de participação no segmento.

Vendas de SUVs premium de médio porte na Europa no primeiro semestre – por motorização:

  1. Elétrico – 32%
  2. Diesel – 32%
  3. Híbrido Plug-in – 19%
  4. Gasolina – 15%
  5. Híbrido – 1,2%

 

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar