Tesla falha em teste de segurança inusitado

Tesla falha em teste de segurança inusitado. Veja os testes feito pelo Youtuber Mark Rober que já foi engenheiro da Nasa.

Lembra dos desenhos animados do Coiote e Papa léguas em que o Coiote pinta um túnel em uma pedra? Esse mesmo “conceito” foi usado pelo YouTuber Mark Rober, ex-engenheiro da Nasa, para criar um teste de segurança inusitado, e os veículos da Tesla falharam. 

Tesla Model Y falha em teste inusitado - Foto: Divulgação
Tesla Model Y falha em teste inusitado – Foto: Divulgação

 

Tesla falha em teste de segurança inusitado

Apesar de inusitado, o teste feito por Rober revela falhas graves no sistema de segurança dos carros da montadora. O experimento, que simulou diferentes cenários de baixa visibilidade e ilusões visuais, identificou que o veículo teve dificuldade em detectar obstáculos e evitar colisões. 

O teste consiste em colocar um Tesla Model Y equipado com piloto automático comparado com o veículo Lexus equipado com o sistema LiDAR. 

O teste inclui cenários como:

  • Detecção de um manequim infantil em condições normais de visibilidade
  • Detecção do mesmo manequim em meio a neblina intensa e chuva forte
  • Detecção de uma parede pintada com um desenho no estilo Coiote e Papa léguas, simulando uma ilusão visual. 

No vídeo, o Tesla Model Y no piloto automático detectou o manequim em sua frente em condições normais. Também freou quando apareceu outro manequim de uma forma mais abrupta e mais uma vez freou em condições que simulam o pôr do sol. 

No entanto, falhou em detectar o manequim infantil em meio à neblina e chuva, e também não detectou a parede pintada, colidindo com ela. 

Veja o vídeo do teste abaixo:

Já o veículo Lexus, equipado com o LiDAR, passou em todos os testes. O sistema, abreviatura de Light Detection and Ranging, faz o mapeamento de estradas, outros carros e possíveis obstruções ao redor do veículo a partir de luzes laser invisíveis ao olho humano em vez de ondas de rádio.

Críticas de Elon Musk sobre o LiDAR

Elon Musk, durante a última teleconferência de resultados da empresa em janeiro, disse que “obviamente, os humanos dirigem sem disparar lasers dos olhos”. Segundo o CEO da Tesla os humanos dependem dos olhos e das redes neurais biológicas para navegar enquanto dirigem, e a contrapartida digital disso são câmeras e redes neurais digitais, ou IA.

“Todo o sistema rodoviário foi projetado para redes neurais ópticas passivas”, ressaltou. 

Segundo Rober, o último teste da pintura na parede foi o “único que importa”. 

“Embora pareça convincente, o processamento de imagem em nosso cérebro é avançado o suficiente para que percebamos pequenas inconsistências visuais e não bateríamos nele”, disse Rober sobre a parede.

Eai, o que achou do teste? Acha que os veículos Tesla são seguros? Responda nos comentários!

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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