Tesla pode ser proibida de vender carros na Califórnia por propaganda enganosa
Saiba por que a Tesla pode ser proibida de vender carros na Califórnia por 30 dias. Entenda as acusações de propaganda enganosa sobre seus sistemas de "Piloto Automático" e "Condução Totalmente Autônoma".
A Tesla pode estar à beira de um grande revés em seu maior mercado de carros novos nos Estados Unidos. O Departamento de Veículos Motorizados (DMV) da Califórnia está buscando suspender temporariamente a licença de venda da montadora por 30 dias, alegando que a Tesla tem deturpado as capacidades de seus sistemas de assistência ao motorista, como o “Piloto Automático” e a “Condução Totalmente Autônoma”, caracterizando-os como propaganda enganosa.
Tesla pode ser proibida de vender carros na Califórnia por propaganda enganosa
A polêmica em torno da nomenclatura dos sistemas de assistência ao motorista da empresa de Elon Musk não é recente. Há muito tempo, críticos e órgãos reguladores apontam que os termos “Piloto Automático” e “Condução Totalmente Autônoma” são imprecisos, uma vez que nenhum dos sistemas permite a condução verdadeiramente autônoma sem a supervisão do motorista.
De acordo com o site Electrek, o DMV da Califórnia tem investigado a Tesla desde 2021 por supostamente enganar os consumidores sobre as funcionalidades de sua tecnologia.
A agência expressa preocupação não apenas com os nomes dos recursos, mas também com declarações da montadora, como a que afirmava que a tecnologia “foi projetada para ser capaz de conduzir viagens curtas e de longa distância sem nenhuma ação necessária da pessoa no assento do motorista”.
Outra declaração pública da Tesla, que dizia “tudo o que você precisa de fazer é entrar e dizer ao seu carro para onde ir”, também foi sinalizada pelo DMV.
Em sua defesa, a Tesla argumentou que os avisos exibidos no carro, que instruem os motoristas a permanecerem atentos o tempo todo, seriam suficientes para evitar interpretações equivocadas. No entanto, esse argumento não parece ter sido convincente para o tribunal.
Leia aqui: Não deu para Elon Musk: Toyta SW4 supera Tesla Model Y e é o carro mais vendido do mundo
DMV da Califórnia declarou que busca a suspensão da licença de fabricante e revendedora da Tesla “por não menos de 30 dias”, além de uma restituição financeira cujo valor ainda será determinado em uma futura audiência.
Uma proibição de vendas na Califórnia, o maior mercado de veículos novos dos EUA, seria um golpe significativo para a Tesla.
Retrospecto de investigações
Essa não é a primeira vez que a Tesla enfrenta problemas com agências governamentais sobre a forma como comunica suas tecnologias de assistência ao motorista. Em 2021, Jennifer Homendy, presidente do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), classificou a nomenclatura “Full Self-Driving” (Condução Totalmente Autônoma) da Tesla como “enganosa e irresponsável”.
Além disso, o governo federal já investigou os sistemas de assistência ao motorista da Tesla diversas vezes nos últimos anos. No início deste ano, uma investigação foi aberta sobre o recurso de estacionamento remoto “Smart Summon“, envolvendo cerca de 2,6 milhões de veículos, o que reforça o histórico de preocupações regulatórias em torno das promessas da montadora sobre suas capacidades autônomas.
A Tesla no olho do furacão: o que você acha das alegações sobre o Piloto Automático? Deixe sua opinião nos comentários!
Leia também: Tesla prepara lançamento do Model YL – maior e com seis lugares
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.