Acredite, você pode ser dono de uma unidade do carro mais vendido do mundo, veja qual

Talvez você não saiba, mas o Toyota Corolla é o carro mais vendido do mundo. Isso quando consideramos a série histórica geral. Em seus 57 anos de história, o carro vendeu mais de 50 milhões de unidades em 150 países e nos cinco continentes. 

Corolla Altis
Corolla é o carro mais vendido do mundo – Foto: Divulgação

Toyota Corolla é o carro mais vendido do mundo

Lançado em 1966 para substituir o compacto Publica e o médio Corona, o Corolla logo conquistou o coração do público.

O motivo foi a combinação de confiabilidade, qualidade e estilo que atraiu uma base fiel de fãs, assim como um número crescente de compradores. 

VEJA TAMBÉM

Sua primeira versão contava com motor 1.1 de 60 cv e 8,5 kgfm de torque, desenvolvido justamente para suprir as necessidades de carros de passeio em seu país de origem: o Japão. 

Uma das principais razões pelas quais o Corolla se tornou o carro mais vendido do mundo é a sua reputação de confiabilidade. Muitos motoristas confiam cegamente que o modelo pode levá-los dos pontos A a B com segurança e eficiência. 

Além disso, a Toyota tem investido constantemente em tecnologias avançadas para melhorar a performance e a economia de combustível do Corolla, tornando-o uma opção atraente para os consumidores conscientes.

Desde sua chegada ao mercado, são 12 gerações. No Brasil, só foi chegar em 1992 em sua sétima geração com duas opções de motor, o 1.6 de duplo comando de válvulas e 1.8. 

E por aqui foi sucesso atrás de sucesso, tanto que a Toyota passou a produzi-lo aqui.

Em 1998, a marca inaugurou a segunda fábrica no país, em Indaiatuba, interior de São Paulo. A partir daí, começa a nacionalização do Corolla. 

Mas por concorrer com outros mais em conta não ocupa as primeiras posições entre os mais vendidos. Embora seja bem aceito, só ocupa 20º posição no ranking com mais de 500 mil unidades emplacadas no Brasil. 

Corolla Type R
Versão esportiva Corolla Type R – Foto: Divulgação

Toyota alcança 300 milhões de carros produzidos 

Em setembro de 2023, a Toyota chegou à marca de 300 milhões de carros produzidos.

A montadora japonesa, desde sua fundação em 1937, já produziu 180,5 milhões de carros no Japão e 119,6 milhões nos demais países em que opera (incluindo o Brasil). 

“Fazer carros é algo que todos fazem juntos. Acredito que este número de 300 milhões é uma prova de todo o trabalho árduo diário dos nossos colegas da Toyota, dos nossos fornecedores e concessionários, e todos os demais stakeholders, bem como todos aqueles que vieram antes de nós”, ressalta Akio Toyoda, Chairman da Toyota Motor Company.

A meta da empresa é chegar aos 11,4 milhões de unidades produzidas em 2023. 

Além disso, está se esforçando para produzir veículos elétricos com investimentos de US$ 8 bilhões em uma fábrica na Carolina do Norte para a produção de baterias para EVs e híbridos plug-in.

Veja também: Toyota Corolla 2024 está caro ou barato? Comparamos o preço com os concorrentes

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar