Tesla deixa de incluir carregador em seus carros; saiba por que
A Tesla costumava oferecer um kit com carregadores portáteis como item de série, mas donos precisarão pagar por ele agora. Saiba mais!
A Tesla, que costumava oferecer um kit com carregadores portáteis como item de série para seus carros, anunciou recentemente que deixará de fornecer o dispositivo. Agora, então, os donos precisarão pagar por carregador. Saiba mais sobre a mudança e o porquê da decisão.
A Tesla não oferece mais carregadores portáteis como item de série
Esta é uma notícia que vem chamando bastante a atenção nos últimos dias. A informação de que os kits são oferecidos juntos com os carros já não aparece no site da marca. Este tipo de item pode ser bastante útil para os motoristas. Afinal, eles podem usar este carregador móvel para carregar durante a noite e levar no porta-malas.
Foto: Michael Fousert/Unsplash.com
Várias marcas colocam um cabo portátil nos pacotes de equipamentos de seus veículos. No caso da Tesla, é importante ressaltar que esta é a segunda vez em que a famosa fabricante de carros retira o kit de carregamento doméstico.
O primeiro que foi retirado da lista de equipamentos de série foi o kit formado pelo cabo de carregamento e o conector NEMA 14-50 (de nível 2). Agora, chegou a vez do kit mais simples. Este traz um cabo e o conector NEMA 5-15 (de nível 1). Este último possui uma potência de 1,3 kW e podia carregar até 5 km de autonomia por hora.
Agora, eles só podem ser adquiridos separadamente. Sendo que o kit de nível 1 está custando US$ 275. Já o de nível 2 está custando US$ 400. Só que ambos estão fora de estoque. Lembrando que a marca também oferece os chamados carregadores de parede. Estes podem custar mais de US$ 400.
Mas qual seria o motivo da retirada?
Elon Musk, CEO da Tesla, usou o Twitter para explicar esta situação. O sul-africano disse que análises feitas pela empresa da Califórnia mostraram que poucas pessoas faziam o uso do equipamento e isso causava um desperdício. Ele também disse quer irá ser feita a inclusão de outros adaptadores de tomadas junto com o kit de cabo móvel.
Sem falar que isso fez com que os preços dos equipamentos fossem revisados. Veja abaixo a decisão tomada por Musk após clientes o questionarem sobre o assunto.
“Com base no feedback recebido, nós iremos baixar o preço dos carregadores móveis para US$ 200 e facilitar a possibilidade de encomendá-los junto com os carros.”
“Notem que um conector móvel não é necessário se você já tem um carregador de parede ou usa Superchargers. Recomendamos instalar o carregador de parede da Tesla antes de seu carro chegar”, disse Elon Musk no Twitter
De acordo com o site Electrek, espera-se que os veículos entregues nas próximas semanas venham com o Mobile Connector.
Alguns carros vendidos por aqui trazem o dispositivo
O mercado de carros elétricos cresceu de forma considerável no Brasil. O mesmo aconteceu com a infraestrutura necessária para recarregar baterias. Alguns carros vendidos por aqui possuem carregadores portáteis em suas listas de equipamentos de série. Um bom exemplo disso é o Nissan Leaf.
Este modelo ainda traz um adaptador T1-T2 de Wallbox. Quem também traz um carregador portátil é o JAC E-J7. Agora, Indo para os modelos premium, podemos usar como exemplo a Porsche.
O Taycan “mais básico” vem de série com carregador on-board AC (22 kW), com carregaodr on-board DC (150 kW e 400V) e um carregador doméstico de 11 kW. Neste caso, ele vem com um plug doméstico ou industrial (saída vermelha, 400V, de cinco pinos, 32A).
Com informações de Elecktrek
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.