Tesla brasileira anuncia fábrica no ES e novo carro híbrido nacional

A “Tesla brasileira” está próxima de se materializar. A Lecar, empresa fundada pelo empresário Flávio Figueiredo Assis deu um passo importante ao anunciar nesta quinta-feira 22, a construção de sua fábrica e a produção a partir de 2026 de um novo carro híbrido em solo nacional. 

Elon Musk brasileiro vai lançar carro híbrido nacional - Foto: Reprodução
Elon Musk brasileiro vai lançar carro híbrido nacional – Foto: Reprodução

Quem é a Tesla brasileira? Empresa que vai produzir carro híbrido no Espírito Santo

Você deve lembrar da Lecar, quando seu fundador entrou na disputa pela compra da antiga fábrica de Camaçari com a BYD.  Depois de perder o negócio para a chinesa, o nosso Elon Musk brasileiro” já encontrou o lugar para sua nova fábrica: o Espírito Santo.  

As futuras instalações da Lecar já tem endereço: um terreno de 460 mil metros quadrados, às margens da BR-101 em Sooretama, município a 100 km da capital Vitória. 

A escolha do Espírito Santo para sediar a nova fábrica se deve aos incentivos oferecidos pelo estado para a instalação de companhias do setor automotivo, como o Sudeste (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). 

Entre as vantagens estão o abatimento de 75% no imposto de renda, benefício já disponível para o grupo Stellantis, em sua unidade no estado de Pernambuco. 

120 mil carros por ano e tecnologia de ponta

Outra mudança nos planos iniciais é o tipo de veículo. Sai o 100% elétrico e entra um híbrido. Segundo o empresário, a decisão partiu da diminuição da alta demanda de carros elétricos, assim como a tendência da tecnologia híbrida, seguida pelas montadoras presentes no país. 

“A decisão de mudar ocorreu em abril, ao mesmo tempo em que resolvemos migrar do elétrico para o híbrido flex”, disse Assis em coletiva de imprensa no último dia 22, em São Paulo.

Flávio Figueiredo Assis ao lado do seu protótipo - Foto: Reprodução
Flávio Figueiredo Assis ao lado do protótipo da Lecar- Foto: Reprodução

Leia também

Elon Musk brasileiro cria carro que faz 1000 km com 10 litros de etanol

Segundo o empresário, o projeto está orçado em 870 milhões, valor que será de recursos próprios e investimentos privados. Desse total, R$ 240 milhões são para as obras de instalações e R$ 630 milhões em automação para a linha de montagem. 

A construção das instalações físicas ficarão a cargo da Machine Desenvolvimento e a linha de montagem da Comau, multinacional italiana especializada em automação industrial e robótica avançada.

Após finalizado o projeto da fábrica,  em 2026, o empresário estima a produção de até 120 mil carros por ano. 

Lecar 459

O primeiro carro da marca, o Lecar 459 possui um design que lembra os carros da Tesla. Seu conjunto será fornecido pela Horse, companhia do grupo Renault. O motor 1.0 turbo flex de 122 cv é produzido no Paraná. Ele será auxiliado por um motor elétrico (163 cv) instalado na traseira. 

Segundo Assis, o híbrido PHEV fará até 33 km por litro de etanol, permitindo uma autonomia de 1.000 km.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Veja mais ›
Fechar