Tentativa de suborno em prova da CNH vira caso de polícia
Um caso de tentativa de suborno em uma prova prática do Detran-SP para obtenção da CNH virou caso de polícia nesta quinta-feira (16), veja.
Um caso de tentativa de suborno em uma prova prática do Detran-SP para obtenção da CNH virou caso de polícia nesta quinta-feira (16), veja.
Tentativa de suborno para CNH é denunciada
Nesta quinta-feira (16), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo denunciou uma candidata a CNH que tentou subornar um examinador.
A ação ocorreu na manhã desta quinta por uma candidata que foi reprovada após a realização da prova prática para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ao ser aliciado, o examinador responsável pelo processo acionou as autoridades policiais.
Com isso, a candidata foi levada à delegacia pela Polícia Civil na cidade de Rosana, em Presidente Prudente.
‘’Quantia extra em dinheiro’’
Segundo o examinador da superintendência regional do Detran-SP, a oferta indecorosa da denunciada seria para alterar o resultado da reprovação a qual foi submetida.
Ainda segundo o servidor, foi oferecido a ele uma ‘’quantia extra em dinheiro’’ para burlar o sistema e aprovar a candidata.
Boletim de Ocorrência
Após a denúncia do examinador, a candidata que o tentou subornar foi conduzida à delegacia a fim de prestar esclarecimentos.
Com isso, foi elaborado um Boletim de Ocorrência no qual a denunciada será investigada por conduta irregular.
Crime
A ação de oferecer ou prometer propina (vantagem indevida) a um funcionário público, em troca do uso do cargo para benefício de alguma natureza é crime.
A contravenção é definida como ‘’Corrupção Ativa’’ e está especificada no artigo 333 do Código Penal.
Por falar em ações ilegais, veja outra prática que gera dúvida com relação aos veículos e o trânsito no país.
Política de Transparência do Detran
A conduta do servidor do Detran de denunciar o suborno vai de encontro com as diretrizes da nova gestão do departamento paulista de denunciar irregularidades nos processos de trânsito.
Comprimissado com a ‘’Integridade, Transparência e Excelência de Serviços ao Cidadão’’, o Detran-SP tem buscado ampliar os esforços para refletir o engajamento dos seus colaboradores em ações idôneas.
Além disso, o órgão também vem fortalecendo suas unidades internas de auditoria, a fim de evitar qualquer desvio de conduta por agentes públicos.
O cerco em prol da transparência e integridade tem se fechado principalmente com relação aos processos de desmontes, centros de formação de condutores (CFCs) e estampadoras, entre outros.
Para o cidadão que evidenciar algum caso de irregularidade por profissionais do Detran paulista, o órgão disponibiliza um canal para registros, o ‘’Fale com o Detran’’.
Confira para não ter que subornar ninguém: Prova prática do Detran: regras e dicas para passar
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.