Tem medo da correia banhada a óleo? Conheça a nova solução da GM

Saiba qual foi a solução encontrada pela GM para resolver o problema da correia banhada a óleo

Se você é dono de um Chevrolet Onix fabricado a partir de 2020, talvez já tenha escutado comentários sobre um problema que vem preocupando muitos motoristas: a quebra prematura da correia dentada banhada a óleo. Embora o componente tenha sido projetado para durar até 240 mil km, de acordo com a própria General Motors, a realidade mostrou que essa promessa nem sempre se confirma.

Por que a correia do Onix está dando problema?

Mecânico na oficina - Imagem gerada por IA - Foto: Garagem360
Mecânico na oficina – Imagem gerada por IA – Foto: Garagem360

A correia dentada banhada a óleo é uma solução moderna, pensada para ser mais silenciosa, resistente e com baixa manutenção. No papel, é um avanço técnico que reduz custos ao longo da vida útil do carro. Só que na prática, muitos donos começaram a relatar falhas bem antes da quilometragem prevista.

Após investigações, a GM identificou a causa mais comum: o uso de óleo do motor inadequado. Isso mesmo. A correia banhada exige um tipo específico de lubrificante — e quando o proprietário usa um produto diferente do recomendado, a durabilidade da peça vai embora. O óleo errado acaba degradando a correia, o que pode levar a quebras graves, com danos ao motor.

Diante do aumento nos relatos e do risco de manchar a reputação do Onix, a montadora decidiu agir.

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Qual a solução da GM para o problema da correia?

Chevrolet Onix 1.0 LT 2024/2025 – Imagem gerada por IA – Foto: Garagem360
Chevrolet Onix 1.0 LT 2024/2025 – Imagem gerada por IA – Foto: Garagem360

 

A General Motors lançou um programa oficial para atender donos de Onix produzidos desde 2020. A proposta é simples: realizar uma vistoria gratuita da correia dentada em qualquer concessionária autorizada da marca.

A partir daí, o cliente segue por dois caminhos:

  • Se a correia estiver em boas condições, a GM oferece a troca de óleo e filtro por R$ 660. A partir dessa revisão, a correia passa a contar com garantia válida até os 240 mil km, desde que as manutenções futuras sejam feitas na rede autorizada.

  • Se a correia apresentar desgaste, a substituição é feita na hora, com a nova peça custando R$ 700. A regra da garantia também vale para esse caso: manter o plano de revisões na concessionária para preservar a cobertura até a quilometragem prevista.

Vale a pena participar?

Sim — e muito. A proposta da GM é clara: corrigir o problema de forma preventiva, com um custo acessível e com garantia oficial. Mais do que isso, o programa reforça a importância de usar o óleo correto, conforme especificado no manual do carro.

Se você tem um Onix fabricado a partir de 2020, levar o carro para essa vistoria é uma escolha inteligente. É aquele típico caso onde prevenir custa muito menos do que reparar depois.

E você, como avalia essa decisão tomada pela GM? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

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Matheus Azevedo
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