Tecnologias que te ajudam (e muito) na hora de estacionar

Manobras na hora de estacionar nem sempre são fáceis, principalmente em vagas apertadas ou em locais movimentados. Felizmente há tecnologias para tornar o processo mais tranquilo e seguro. 

Nós do Garagem360 preparamos este post com as principais tecnologias que auxiliam em balizas e estacionamentos, tornando o dia a dia do motorista mais prático e livre de estresse.

Park Assist System da BMW é uma das tecnologias que ajudam na hora de estacionar - Foto: Divulgação
Park Assist System da BMW é uma das tecnologias que ajudam na hora de estacionar – Foto: Divulgação

 

Quais as tecnologias que ajudam na hora de estacionar?

Sensor de estacionamento, câmera de ré, Park Assist System (Assistente de estacionamento) e Auto Hold. Conheça um pouco de cada uma. 

1. Sensor de estacionamento

O sensor de estacionamento já está presente em diversos modelos de carros, inclusive os mais acessíveis. Ele emite sons ou sinais visuais que indicam a distância entre o veículo e obstáculos próximos. 

É uma opção barata para evitar colisões e arranhões durante manobras.

Funcionamento:

Utiliza como base sensores ultrassônicos instalados no para-choque dianteiro e/ ou traseiro para detectar a presença de objetos. Em seguida emitem sons ou sinais que indicam a distância entre o veículo e o obstáculo. 

A frequência e intensidade dos sinais aumentam à medida que o veículo se aproxima do obstáculo.

2. Câmera de ré

A câmera de ré oferece uma visão traseira do veículo em tempo real, facilitando a identificação de obstáculos e a realização de balizas. 

Funcionamento:

Uma ou mais câmeras são instaladas na parte traseira do veículo e transmitem imagens para a central multimídia ou monitor. 

Em alguns veículos, há também guias que indicam a trajetória do veículo.

As imagens da câmera são exibidas na central multimídia - Foto: Freepik
As imagens da câmera são exibidas na central multimídia – Foto: Freepik

 

3. Park Assist System (Assistente de estacionamento)

O Park Assist System é um sistema que “mistura” dos dois anteriores (e radares), pois utiliza sensores e câmeras para para calcular exatamente as manobras necessárias para estacionar o carro na vaga desejada. 

Funcionamento:

Sensores, câmeras e radares detectam se o espaço é adequado para estacionar. Dessa forma, eles calculam a trajetória e o motorista controla o acelerador, freio e câmbio, enquanto o sistema orienta o veículo na vaga.

4. Assistente de saída em rampa (Hill Holder)

“Hill Holder” ou “suporte de colina”, na tradução literal, é um sistema de travamento automático dos freios quando o veículo está em um plano inclinado. 

Funcionamento:

Utiliza sensores para inclinar o peso, reduzir a velocidade das rodas e o torque que atuam até o condutor acelerar para garantir uma saída segura e controlada da rampa.

5. Auto Hold

O Auto Hold é um sistema que impede o carro de se movimentar acidentalmente quando estiver parado. 

Funcionamento:

De acordo com a Ford, o Auto Hold da picape Maverick mantém os freios acionados após a parada total do veículo, mesmo com a transmissão na posição D ou se o veículo estiver em um aclive ou declive. 

Mesmo se o motorista tirar o pé do pedal do freio, o veículo não se movimenta.

Auto Hold Ford - Foto: Divulgação
Auto Hold Ford – Foto: Divulgação

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Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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