Taxa zero deixará etanol mais barato? Veja o que dizem analistas
Taxa zero, anunciada pelo Governo Federal, deixará o preço do etanol mais barato? Analistas dão seus pareceres. Entenda !
A isenção da tarifa da importação do etanol, anunciada na última segunda (21/03) pelo Governo Federal, não deve trazer esperança para o bolso do consumidor. Foi o que avaliaram alguns analistas para a agência Reuters. Veja mais.
Para analistas, taxa zero não deixará etanol mais barato; entenda
Assim, neste momento, os analistas consultados pela agência de notícias, consideraram ineficaz a isenção da tarifa – tanto para a política econômica brasileira quanto para os consumidores. Ainda nesta terça-feira (22/03), o Garagem360 noticiou uma tendência de queda de R$ 0,20 no litro da gasolina.
Para os analistas consultados pela Reuters, a isenção tende a ter mais um caráter político do que uma decisão que venha a barrar a alta dos combustíveis. Falando no etanol importado, o cálculo, ainda com tarifa zero, aponta para que o produto importado siga a chegaria 8% a 10% acima do preço usual.
“Estamos às vésperas do início da nova safra, em que o preço vai cair, a nossa estimativa é que a arbitragem fique fechada mesmo com tarifa zero”, afirmou o presidente da Datagro, Plinio Nastari, a Reuters. Ele ainda acrescentou que o etanol já é mais competitivo que a gasolina nos principais estados do País.
Além disso, Nastari pontuou a Reuters outras dificuldades. Por exemplo, fatores sazonais nos Estados Unidos, já que o país norte-americano teria o etanol para exportar ao Brasil.
“Tem o início da demanda de verão nos Estados Unidos, aumenta o consumo de gasolina e os preços sobem, com o aumento da gasolina, o preço do etanol também sobe. Além do efeito da guerra da Ucrânia (nos preços de combustíveis), tem um fator sazonal que é o período de verão dos EUA”, acrescentou Nastari a Reuters.
O analista Júlio Maria Borges, da JOB, concorda. Em entrevista para a agência de notícias, ele avalia que o etanol dos EUA“está caro.
“O imposto zerado não deve ter efeito no curto prazo”, disse o analista para a Reuters – ressaltando que a janela de importação está fechada.
“Aí a gente tem que contar que essa queda seja transmitida aos consumidores”, completou Nastari.
Atualizada às 19h40
Via Reuters Brasil
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.