Tá subindo: crescimento de veículos elétricos no Brasil dispara e frota aumenta 28%
O crescimento de veículos elétricos no Brasil bate recorde! A frota cresceu quase 30% em 6 meses. Veja os modelos mais vendidos.
O crescimento de veículos elétricos no Brasil acelerou de forma impressionante no primeiro semestre de 2025, adicionando mais de 100 mil novos carros eletrificados às ruas. A expansão mostra que a tecnologia veio para ficar no país. Acompanhe o Garagem360 e veja quais são os preferidos dos brasileiros.
Números do crescimento de veículos elétricos
A princípio, a frota nacional de carros elétricos e híbridos saltou de 374.423 para 481.284 unidades em apenas seis meses, entre dezembro de 2024 e junho de 2025. O avanço representa uma alta de 28%.
Os dados são da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e foram compilados em um estudo da empresa NeoCharge, especializada em mobilidade elétrica.
O levantamento mostra que os carros 100% elétricos (BEV) foram os que mais cresceram, com um avanço de 33,7%. Logo em seguida vêm os híbridos plug-in (PHEV), com alta de 32,2%. Já os híbridos convencionais (HEV) também registraram um aumento sólido de 23,2%.
Quais são os carros elétricos e híbridos mais vendidos?
O estudo também revela quais são os modelos que estão conquistando as garagens dos brasileiros. As marcas chinesas, como BYD e GWM, dominam as primeiras posições, confirmando sua força e aceitação no mercado nacional. A presença da Volvo entre os mais vendidos reforça a força dos modelos premium no segmento.
-
Líder dos 100% Elétricos: BYD Dolphin (21.992 unidades);
-
2º lugar 100% Elétrico: BYD Dolphin Mini (21.910 unidades);
-
Líder dos Híbridos Plug-in: BYD Song Plus (25.560 unidades);
-
2º lugar Híbrido Plug-in: GWM Haval H6 (22.185 unidades).
Economia no bolso é o grande atrativo da eletrificação
Um dos principais motores para o crescimento de veículos elétricos é a vantagem financeira.
Segundo o relatório, a economia anual apenas com abastecimento ao trocar um carro a combustão por um elétrico pode chegar a impressionantes R$ 9.922,80. Ou seja, essa diferença de custo é um incentivo poderoso para os consumidores na hora da compra.
O cenário para o futuro próximo é ainda mais otimista. “Este ano temos grandes perspectivas para um crescimento ainda mais acelerado da mobilidade elétrica no Brasil, impulsionado pela presença de grandes montadoras como BYD, Caoa Chery e GWM”, afirma Ayrton Barros, diretor-geral da NeoCharge.
A eletrificação já é uma realidade consolidada no Brasil. A tendência é que, com a chegada de novos modelos e a maior conscientização sobre os benefícios, os números continuem a subir de forma acelerada nos próximos anos.
E você, já pensa em ter um carro elétrico ou híbrido? Conte para a gente nos comentários!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.