Tá subindo: crescimento de veículos elétricos no Brasil dispara e frota aumenta 28%

O crescimento de veículos elétricos no Brasil bate recorde! A frota cresceu quase 30% em 6 meses. Veja os modelos mais vendidos.

O crescimento de veículos elétricos no Brasil acelerou de forma impressionante no primeiro semestre de 2025, adicionando mais de 100 mil novos carros eletrificados às ruas. A expansão mostra que a tecnologia veio para ficar no país. Acompanhe o Garagem360 e veja quais são os preferidos dos brasileiros.

Números do crescimento de veículos elétricos

A princípio, a frota nacional de carros elétricos e híbridos saltou de 374.423 para 481.284 unidades em apenas seis meses, entre dezembro de 2024 e junho de 2025. O avanço representa uma alta de 28%.

Crescimento de veículos elétricos
Foto: Freepik

Os dados são da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e foram compilados em um estudo da empresa NeoCharge, especializada em mobilidade elétrica.

O levantamento mostra que os carros 100% elétricos (BEV) foram os que mais cresceram, com um avanço de 33,7%. Logo em seguida vêm os híbridos plug-in (PHEV), com alta de 32,2%. Já os híbridos convencionais (HEV) também registraram um aumento sólido de 23,2%.

Quais são os carros elétricos e híbridos mais vendidos?

O estudo também revela quais são os modelos que estão conquistando as garagens dos brasileiros. As marcas chinesas, como BYD e GWM, dominam as primeiras posições, confirmando sua força e aceitação no mercado nacional. A presença da Volvo entre os mais vendidos reforça a força dos modelos premium no segmento.

  • Líder dos 100% Elétricos: BYD Dolphin (21.992 unidades);

  • 2º lugar 100% Elétrico: BYD Dolphin Mini (21.910 unidades);

  • Líder dos Híbridos Plug-in: BYD Song Plus (25.560 unidades);

  • 2º lugar Híbrido Plug-in: GWM Haval H6 (22.185 unidades).

Economia no bolso é o grande atrativo da eletrificação

Um dos principais motores para o crescimento de veículos elétricos é a vantagem financeira.

Crescimento de veículos elétricos
Foto: Divulgação / Renault

Segundo o relatório, a economia anual apenas com abastecimento ao trocar um carro a combustão por um elétrico pode chegar a impressionantes R$ 9.922,80. Ou seja, essa diferença de custo é um incentivo poderoso para os consumidores na hora da compra.

O cenário para o futuro próximo é ainda mais otimista. “Este ano temos grandes perspectivas para um crescimento ainda mais acelerado da mobilidade elétrica no Brasil, impulsionado pela presença de grandes montadoras como BYD, Caoa Chery e GWM”, afirma Ayrton Barros, diretor-geral da NeoCharge.

A eletrificação já é uma realidade consolidada no Brasil. A tendência é que, com a chegada de novos modelos e a maior conscientização sobre os benefícios, os números continuem a subir de forma acelerada nos próximos anos.

E você, já pensa em ter um carro elétrico ou híbrido? Conte para a gente nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.