SUV da Citroën vendeu menos que carro de luxo: será o fim dele?
SUV da Citroën vendeu apenas 463 unidades até agora. Veja os motivos dele não vender tanto, suas vantagens e uma pequena análise do seu segmento.
O Citroën C4 Cactus chegou ao Brasil em 2018 com design inovador e uma proposta diferenciada, mas o SUV da Citroën não vai bem das pernas no quesito vendas.
Com apenas 463 unidades vendidas em 2024 (entre janeiro e março), o modelo apresenta um cenário de vendas abaixo das expectativas. Será que é este o fim dele? Não há nada confirmado sobre o futuro do modelo, e por enquanto qualquer palpite não passa de especulação (inclusive o nosso).
Citroën C4 Cactus: por que o SUV não vende como os rivais?
A princípio, a Citroën está focada em seus dois lançamentos mais recentes: o C3 e o C3 AirCross, ambos com bom desempenho até o momento.
Veja alguns dos fatores que podem estar contribuindo para as baixa nas vendas do C4 Cactus:
- Concorrência acirrada – o segmento dos SUVs compactos no Brasil é um dos mais competitivos do nosso cenário automotivo. São diversos modelos, alguns mais baratos ou mais equipados disputando a atenção dos consumidores.
- Preço elevado – a versão mais em conta do C4 Cactus custa R$ 111.990 em seu preço oficial no campo “monte o seu” no site da marca. É mais caro do que Fiat Pulse, quase o mesmo preço do Nissan Kicks, e um pouco mais barato que Hyundai Creta e GM Tracker. Fica difícil competir com esses modelos por esse preço.
- Falta de atualização – o modelo também não recebeu nenhuma atualização significativa desde seu lançamento em 2018, o que pode desanimar alguns potenciais compradores.
Leia também:
5 carros que dá para comprar com os R$ 130 mil da nova edição limitada do Citroën C4 Cactus.
Vantagens do C4 Cactus
Apesar das vendas baixas, o SUV da Citroën tem alguns pontos fortes:
- Design único – o design único e diferenciado do C4 Cactus continua a ser um dos seus principais atrativos.
- Conforto – com 1,71 metros de largura, 1,48 metros de altura, 4,17 metros de comprimento e 2,60 metros de espaço entre-eixos, o SUV oferece um bom espaço interno para um SUV compacto.
- Tecnologia embarcada – entre os itens de série estão central multimídia touchscreen de 10″, lanternas traseiras com efeito 3d, acionamento das luzes de emergência em caso de frenagem brusca.
O carro também cont com travamento automático das portas e do porta-malas com veículo em movimento, ESP (controle dinâmico de estabilidade), ASR (antipatinagem), entre outros.
Com tudo isso (e mais um pouco) as vendas continuam abaixo do esperado, tendo em vista que sim, trata-se de um bom carro. De forma geral, aida é cedo para cravar o futuro do C4 Cactus no mercado brasileiro.
Por fim, vale lembrar que a marca já confirmou a chegada de um novo utilitário esprtivo para o mercado brasileiro ainda esse ano, o Bassalt, que inclusive já aparece na home do site ofocial da montadora.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.