Surpreenda-se com a maior estação de carregamento de carros elétricos do mundo
Estação de carregamento da Shell em parceria com fabricante de carros já supera 250 pontos que podem ser usados simultaneamente.
A Shell, em parceria com a BYD, inaugurou a maior estação de carregamento de veículos elétricos do mundo. Localizada ao lado do aeroporto de Shenzhen, na China, a estação conta com 258 pontos de carregamento, superando a estação da Tesla na Califórnia com pouco mais de 100 pontos.
Shell e BYD lançam maior estação de carregamento de carros elétricos do mundo
De acordo com dados da Reuters, a estação de carregamento é fruto de uma joint venture entre a petrolífera Shell e a maior fabricante de carros elétricos do mundo, BYD.
Para gerar toda a energia necessária para recarregar as baterias desses carros, a estação conta com painéis solares com capacidade de geração anual de 300 mil quilowatts-hora.
A nova estação superou a Supercharger, da Tesla, localizada em Harris Ranchs, na Califórnia.
A estação é uma das mais antigas da empresa de Elon Musk e já passou por mais de uma ampliação, mas nem assim conseguiu chegar perto da capacidade do novo empreendimento da Shell.
Shell foca seus esforços em oferecer pontos de recarga
Essa não é uma abordagem totalmente nova, já que a Shell já opera mais de 800 estações de carregamento na China, por meio de parcerias ou subsidiárias inteiramente pertencentes à empresa.
A empresa tem investido significativamente no mercado de veículos elétricos, assim como outras empresas do setor petrolífero. Até o fim do ano passado, a Shell já contava com 8 mil pontos de recarga, inclusive com opções no Brasil.
Além disso, também anunciou o desenvolvimento da ABB E-mobility há poucos meses na Alemanha.
Trata-se de uma futura rede nacional de carregadores Terra 360, atualmente o carregador para carros elétricos mais rápido do mundo.
Essas iniciativas demonstram o compromisso da Shell em acompanhar a transição para a mobilidade elétrica e fornecer soluções de carregamento eficientes e sustentáveis.
Tesla não quer ficar para trás
Ao passo que a Shell quer aumentar os pontos de recarga, a Tesla quer implementá-los para tornar a experiência mais interessante. Prova disso, é o conceito de “Diner and Drive-in Movie Supercharger”, que vai concentrar cinema e restaurante no melhor estilo drive-in dos anos 1950.
O primeiro Supercharger será instalado em Los Angeles, na Califórnia. A estação contará com dois telões para exibição de filmes, bem como um restaurante coberto.
A obra já tem o aval do governo local e terá 32 estações de recarga rápida, em que os usuários podem recarregar as baterias em pouco mais de 15 minutos.
Você pode gostar: BYD critica Anfavea sobre a volta da taxação de carros elétricos
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.