Sucesso do Jeep Renegade foi só um surto coletivo que já passou?

O sonho de consumo de muita gente já foi ter um Jeep Renegade para chamar de seu, mas será que isso ainda está em evidência? O SUV, sem sombra de dúvidas, já ocupou posições bastante interessantes nos rankings de vendas, mas a realidade já é outra.

Agora, os rankings já nem mesmo mencionam o Renegade no top 10, o que faz muita gente pensar que, na verdade, o sucesso de vendas pode ter sido um grande surto coletivo. Confira os levantamentos recentes sobre o Renegade!

 

Foto: divulgação / Jeep Balila

Jeep Renegade já foi o terceiro carro mais vendido do ano

Os SUVs são responsáveis por conquistar o coração de boa parte dos consumidores. É por isso que quando um novo automóvel do tipo chega ao mercado com atrativos o suficiente, não demora muito para que ele alcance um alto número de emplacamentos.

Esse foi o caso do Jeep Renegade. O veículo teve seu momento de sucesso máximo durante o ano de 2021. Ele foi o SUV mais vendido do período em questão, e era extremamente almejado por aqueles que se interessam pela categoria.

De acordo com os dados divulgados pela Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o ano de 2021 registrou 73.913 emplacamentos pelo Renegade. Esse índice o colocou na terceira posição dos automóveis mais vendidos daquele ano.

No mesmo período, o HB20, da Hyundai, ficou em primeiro lugar, com o registro de 86.455 emplacamentos. Em segundo, estava o Fiat Argo, com 84.644.

 

Foto: divulgação / Jeep Balila

Renegade despenca no ranking

Imagina só ir do SUV mais vendido do Brasil, e terceiro mais emplacado, para a décima segunda posição em apenas um ano? Basicamente, foi exatamente isso que aconteceu com o Renegade entre 2021 e 2022, ainda de acordo com os dados da Fenabrave.

Isto é, o levantamento de dados de dezembro de 2022 registrou o total de 51.398 emplacamentos do SUV naquele ano. O que isso aponta? Uma queda de mais de 20 mil em apenas um ano, ou seja, números bastante significativos.

Curiosamente, HB20 se manteve na mesmíssima posição, isto é, em primeiro lugar. Foram 96.255 emplacamentos totais. Por outro lado, dessa vez, o segundo lugar foi do Onix, com 85.252 emplacamentos registrados.

Assim, a diferença entre o HB20 e o Renegade foi de mais de 40 mil. Para um período de tempo relativamente curto, tem-se uma grande desvantagem para o Jeep.

E em 2023?

Aparentemente, o ano de 2023 marcou uma queda ainda maior na popularidade do Renegade. Isto é, para quem estava esperando que o SUV fosse voltar para o top 10, infelizmente, há uma grande decepção vindo por aí.

Sem muitas delongas, o Renegade caiu para a vigésima primeira colocação referente ao mês de outubro de 2023. Ele obteve o total de 3.249 emplacamentos. Nesse caso, o primeiro lugar da lista é do Polo, com 11.123, e o segundo Onix, com 81.403.

Agora, em relação aos emplacamentos totais até o mês de outubro, o cenário é um pouco diferente, e até menos pior. Isto é, o acúmulo de emplacamentos registrou 39.922 para o Renegade. Isso o coloca na décima quinta posição.

Por outro lado, surpresa! Polo segue em primeiro lugar, mesmo considerando os emplacamentos  gerais até o período em questão. São 83.050, um número bastante elevado. Por fim, a diferença total é de mais de 70 mil, ao comparar-se os emplacamentos do Renegade e do Polo.

Aproveite e confira também: Qual o segredo do Polo para desbancar gigantes como Onix e HB20?

 

Foto: divulgação / Jeep

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar