Sua gasolina mudou: novo padrão E30 já está nas bombas e pode afetar o motor do seu carro

Gasolina mudou para E30 no Brasil com 30% de etanol. Entenda como nova mistura afeta o consumo e os riscos para motores a gasolina

Você notou alguma diferença no rendimento do seu carro ultimamente? Pode não ser impressão sua. A composição da gasolina comum vendida no Brasil sofreu uma alteração importante que impacta diretamente o funcionamento dos motores.

O Garagem360 te explica o que é a nova “Gasolina E30” e o que muda na sua rotina.

O que é a nova gasolina E30?

Seguindo uma determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a gasolina comum brasileira passou a ter uma concentração maior de etanol anidro em sua mistura. O teor, que antes era de 27,5%, subiu para 30%.

Novo combustível gasolina E30

Nova gasolina E30 já está nos postos brasileiros | Foto: Freepik

Essa medida, que já está em vigor nos postos de todo o país, transformou o combustível no que o mercado chama de “E30“. A mudança não foi repentina; ela foi fruto de longos estudos técnicos envolvendo a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Ministério de Minas e Energia (MME) para garantir a viabilidade técnica e econômica.

Por que a mudança ocorreu?

O objetivo principal do governo com a adoção da E30 é multifacetado, envolvendo economia e sustentabilidade. As autoridades projetam que essa alteração pode evitar a importação de cerca de 760 milhões de litros de gasolina por ano, fortalecendo a segurança energética nacional.

Além disso, a medida busca impulsionar o agronegócio brasileiro (produtor do etanol) e reforçar a matriz energética limpa do país. Existe ainda uma expectativa econômica para o consumidor: a possibilidade de uma redução de até R$ 0,11 no preço do litro nas bombas, embora isso dependa dos repasses dos postos.

Confira Etanol parou de valer a pena? Nova pesquisa revela alta em 15 estados e assusta motoristas

O impacto real no seu carro: atenção ao consumo

É aqui que a tendência se torna uma preocupação prática para o motorista. A nova mistura altera a forma como o carro queima o combustível. O Garagem vai te explicar:

Para carros Flex

Novo combustível gasolina E30

Foto: Freepik

A maioria da frota atual tira proveito da mudança. Como o etanol tem maior octanagem, pode haver um ganho marginal de desempenho. No entanto, o etanol possui menor poder calorífico.

Na prática, proprietários de carros flex podem notar um ligeiro aumento no consumo de combustível para percorrer as mesmas distâncias.

Para carros movidos apenas a gasolina

Novo combustível gasolina E30

Foto: Freepik

Aqui acende um sinal de alerta, especialmente para modelos mais antigos ou importados que não foram projetados para altas porcentagens de etanol.

Especialistas apontam que o etanol (que é hidratado na bomba, mas anidro na mistura) pode acelerar processos de corrosão em materiais e oxidação de peças metálicas do motor que não foram preparadas para essa nova realidade da E30.

Ficar atento ao comportamento do veículo e realizar a manutenção preventiva se tornou ainda mais crucial com essa nova tendência nos postos.

E você, já percebeu se o seu carro está bebendo mais com a nova gasolina ou sentiu alguma diferença no desempenho? Conte sua experiência!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.