Stellantis dá mais um passo rumo à neutralidade de carbono; entenda

A  Stellantis anunciou, nesta segunda-feira (27), investimentos de US$ 155 milhões em projeto localizado na Argentina que contribui para o plano de tornar-se carbono neutra até 2028. O grupo automobilístico está adquirindo participação acionária de 14,2% na McEwen Copper, subsidiária da mineradora canadense McEwen Mining, que possui os projetos Los Azules na Argentina, e Elder Creek em Nevada, nos Estados Unidos.

Entenda por que aquisição da Stellantis significa passo rumo à neutralidade de carbono

Stellantis dá mais um passo rumo à neutralidade de carbono
Produção de cobre em Los Azules, Argentina (Foto: Divulgação/Mc Ewen Mining)

“A Stellantis pretende liderar a indústria com o compromisso de ser carbono neutra até 2038 – uma meta que exige inovação e redefinição completa de todo o negócio. Estamos dando passos importantes na Argentina e no Brasil, com o objetivo de descarbonizar a mobilidade e de assegurar suprimentos estratégicos de matérias-primas necessárias ao sucesso dos planos globais de eletrificação da Companhia”, afirma Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

O cobre é uma matéria-primeira estratégica para o futuro da mobilidade elétrica e estima-se que a demanda global pelo metal condutor triplicará nos próximos anos. Ao fazer este investimento em um dos 10 maiores projetos internacionais em desenvolvimento desta commodity, a Stellantis poderá suprir parte da demanda de cobre projetada a partir de 2027.

VEJA TAMBÉM

Com a aquisição anunciada nesta segunda, a Stellantis será o segundo maior acionista da McEwen Copper’s, junto com a Rio Tinto, por meio de sua subsidiária de tecnologia de lixiviação de cobre, Nuton. Los Azules planeja produzir 100 mil toneladas anuais de cobre cátodo com 99,9% de pureza a partir de 2027 e as reservas podem assegurar a operação por pelo menos 33 anos.

“Stellantis e McEwen são parceiros ideais para um grande projeto como Los Azules. Juntos, compartilhamos a visão de construir uma mina para o futuro com base em princípios regenerativos e tecnologias inovadoras, que podem atingir emissões líquidas zero de carbono até 2038. Temos o compromisso de à Argentina e ao mundo entregar cobre de modo sustentável, um produto que contribua para a eletrificação do transporte e a proteção de nossa atmosfera”, destaca Rob McEwen, o executivo-chefe da McEwen Copper.

A Stellantis reforça a participação da América do Sul na implementação do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030, comprometido com a liberdade de mobilidade, pelo qual a montadora pretende atingir 100% de participação de veículos elétricos (BEV) no mix de vendas de carros de passeio na Europa e de 50% no mix de vendas de carros de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos até 2030. 

Stellantis dá mais um passo rumo à neutralidade de carbono
Jeep Compass 4xe é um dos modelos com motorização elétrica vendidos no Brasil (Foto: Divulgação/Stellantis)

No Brasil, onde a Stellantis está presente com marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, a participação dos veículos de baixas emissões será de aproximadamente 20% até o final desta década. 

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar