Stellantis conquista um quarto do mercado de veículos da América do Sul

A Stellantis continua a destacar-se em vendas na América do Sul. De janeiro a julho, a empresa teve participação de cerca de 1/4 do mercado.

A Stellantis – uma das principais corporações do setor automotivo global, reunindo marcas como Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot e Ram, entre outras – continua a destacar-se na liderança dos principais mercados sul-americanos. De janeiro a julho, a empresa registra participação acumulada de cerca de um quarto (23,1%) nas vendas totais na América do Sul, sendo líder de mercado no Brasil, na Argentina e no Chile.

Participação da Stellantis no mercado brasileiro é ainda maior

Carros ideais para solteiros

Fiat Strada é o carro mais vendido no Brasil (Foto: Divulgação/Fiat)

A Stellantis é líder no Brasil com cerca de 339 mil unidades emplacadas de janeiro a julho, o equivalente a 33% do mercado. Também é da Stellantis o veículo mais vendido no ano – a picape Fiat Strada, que soma 61.945 mil unidades emplacadas desde janeiro.

Entre as marcas, destaque justamente para a Fiat, que em julho permaneceu como a líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, com 35.681 veículos vendidos no mês e uma participação 21% nas vendas totais registradas no mês. 

A marca conquistou ainda três colocações entre os dez modelos mais vendidos no mês, com a Nova Strada (10.897 unidades), o Argo (6.103) e o Pulse (5.300), que alcançou a segunda posição entre os SUVs mais vendidos do Brasil.

No acumulado do ano, o desempenho da Fiat também se destaca como a marca mais vendida, com 21,7% de participação e cerca de 223 mil unidades comercializadas.

A marca Jeep lidera o segmento de SUVs no mercado brasileiro, com 10.165 unidades emplacadas em julho. No acumulado do ano, são mais de 76 mil unidades vendidas e 7,4% de participação de mercado.

Em 2022, a Jeep liderou o segmento SUV em todos os meses. Além disso, o  modelo Jeep Compass continua entre os veículos mais vendidos de 2022, ocupando a sexta posição com mais de 35 mil unidades emplacadas no ano. Em julho, a marca também comemorou outra conquista importante: o Renegade atingiu as 400 mil unidades vendidas no Brasil desde seu lançamento.

Por sua vez, a marca Peugeot continua se recuperando no mercado brasileiro em 2022. A marca alcançou 2,5% de participação de mercado, com 25.180 unidades emplacadas de janeiro a julho desse ano, um crescimento de 67% em relação ao mesmo período de 2021. O resultado mantém a Peugeot como a marca que mais cresce percentualmente na indústria automotiva brasileira. O Peugeot 208 emplacou 17.885 unidades de janeiro a julho, 133% a mais que o mesmo período de 2021.

Desempenho similar na Argentina

Peugeot 208 elétrico

Peugeot 208 se destaca no mercado argentino (Foto: Divulgação/Peugeot)

A Stellantis continua liderando o mercado argentino. A empresa superou a marca de 77 mil unidades vendidas entre janeiro e julho, com uma participação de mercado de 33,2%, em que se destacam o crescimento das marcas Peugeot (35%), Citroën (27%) e Fiat (17,7%). Os dois veículos mais vendidos nesse país também são Stellantis: Fiat Cronos (25.580 unidades no acumulado do ano) e Peugeot 208 (15.282 unidades). O modelo premium mais vendido é o DS 7 Crossback, enquanto a empresa lidera também no segmento de SUVs, com 15,5 mil unidades vendidas.

Fiat Pulse (Foto: Divulgação/Fiat)

Liderança no Chile

A Stellantis se mantém na liderança do mercado chileno, com 10,8% de participação nas vendas acumuladas no ano. Entre os principais destaques está o desempenho da marca Peugeot, que supera as 12 mil unidades vendidas desde janeiro, com 4,6% do mercado. A marca registrou performance destacada em SUVs, com vendas em ascensão dos modelos 2008 e 3008 e com a boa receptividade ao novo 308. A marca Opel também se destacou, com 1% de participação do mercado, e boas vendas dos modelos Corsa e Mokka.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA