Stellantis torna-se acionista de produtora de lítio ‘carbono zero’ 

Stellantis investe em empresa produtora de lítio (Imagem: Divulgação)
publicidade

A Stellantis anunciou nesta sexta-feira (24) um investimento de 50 milhões de euros (R$ 275 milhões) na Vulcan Energy Resources.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

O capital irá financiar a expansão da produção da Vulcan, que já está produzindo energia geotérmica na região do Vale do Reno, na Alemanha, e planeja produzir hidróxido de lítio sem uso de combustíveis fósseis, com pegada de carbono zero.

publicidade

“Fazer este investimento altamente estratégico em uma companhia líder em lítio irá nos ajudar a criar uma cadeia de valor resiliente e sustentável para nossa produção europeia de bateria para o veículo elétrico”, afirma Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

VEJA TAMBÉM

 

Sede da Chrysler, uma das marcas da Stellantis, nos EUA (Foto: Divulgação)
Sede da Chrysler, uma das marcas da Stellantis, nos EUA (Foto: Divulgação)

Stellantis amplia relacionamento com Vulcan Energy

“Nós continuamos buscando formar relacionamentos fortes com parceiros que compartilham valores como os nossos, lutar contra o aquecimento global e promover uma mobilidade limpa, segura e acessível para nossos clientes”, declara o executivo.

O conglomerado automobilístico já havia anunciado, recentemente, um acordo de fornecimento de hidróxido de lítio com a Controlled Thermal Resources (CTR), que irá fornecer componentes para bateria para uso na produção de veículos eletrificados da Stellantis na América do Norte.

publicidade

A CTR recuperará o lítio de salmouras geotérmicas utilizando energia renovável e vapor para produzir produtos de lítio para bateria em um processo integrado de circuito fechado, eliminando a necessidade de lagoas de salmoura de evaporação, minas a céu aberto e processamento com combustível fóssil.

A empresa fornecerá à Stellantis até 25.000 toneladas métricas por ano de hidróxido de lítio durante o prazo de dez anos do contrato.

publicidade

‘Investimento significativo’

Planta de produção de energia geotérmica (Foto: Divulgação)

Com o aporte anunciado, a Stellantis se torna a segunda maior acionista da Vulcan, detendo 8% da companhia. 

“O investimento significativo da Stellantis na Vulcan e no Projeto de Lítio Zero Carbono representa um forte posicionamento de uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo em relação ao abastecimento estratégico e sustentável de recursos de baterias,” avalia o diretor-geral da Vulcan, Francis Wedin. 

publicidade

“Nós estamos completamente alinhados com as metas de descarbonização e eletrificação da Stellantis, que representa algumas das mais ambiciosas na indústria. É encorajador ver uma montadora líder investindo na produção local de lítio de baixo carbono para veículos elétricos”, afirma Wedin.

“Como nosso maior comprador, esperamos aprofundar nosso relacionamento com a Stellantis enquanto acionista substancial da Vulcan e do nosso projeto de Lítio Zero Carbon.”

A Stellantis planeja atingir 100% de seu mix de vendas com carros de passageiros elétricos na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passageiros e comerciais leves eletrificados nos Estados Unidos até 2030. O conglomerado pretende tornar-se carbono zero até 2038, com uma redução de 50% das emissões já em 2030.

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar