Startup brasileira realiza testes para serviço de carros por aplicativo

A cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, foi escolhida para receber, neste mês de outubro, o projeto piloto da plataforma de mobilidade urbana Gostei. A startup brasileira nasce a partir de um investimento de mais de R$ 2,5 milhões em desenvolvimento, testes e integração com meios de pagamento e bancos digitais.

O novo app pretende disputar espaço, no mercado de serviços de carro por aplicativo, com empresas internacionais como Uber e 99, mas com um modelo de negócios diferente: “[Temos] o objetivo de revolucionar o mercado com um modelo de negócios baseado na valorização do motorista parceiro”, declara a Gostei.

Saiba mais sobre o novo serviço de carros por aplicativo

Tela inicial do app Gostei (Foto: reprodução)

O CEO da Gostei, Antonio Vieira, explica a proposta:

“Entendendo a cultura e necessidades locais, criamos uma empresa de mobilidade urbana diferente desde o momento zero, visando transformar esse ecossistema de serviços. Por isso, vamos trabalhar com foco no tripé: segurança, transparência e maior rentabilidade para o motorista.”

Ao longo dos 20 meses de desenvolvimento da plataforma, a Gostei se preocupou em ouvir e mapear os principais desafios dos motoristas, identificando que segurança é o mais importante deles. Por isso, a empresa investiu em tecnologias, entre elas, inteligência artificial, para identificação dos passageiros, garantindo a integridade dos motoristas e, também, do usuário. 

Outras funcionalidades do aplicativo, no mesmo sentido, são a opção de solicitar um carro dirigido por uma mulher para as passageiras e suas famílias e a implantação de botões de emergência para pedir ajuda à polícia ou ambulância.

“Transparência vem em segundo lugar no ranking de dores desse público. Por isso, a Gostei garante que o motorista terá todas as informações necessárias sobre aquela corrida (destino e valor que receberá) antes mesmo de decidir aceitá-la”, afirma a empresa.

A Gostei deixa explícita a preocupação com a rentabilidade do motorista parceiro:  mesmo praticando valores de mercado por corrida, estabeleceu que o desconto para o motorista será fixo, de apenas 25%, não tendo alteração de acordo com a rota ou horário do dia. 

Além disso, destaca a empresa, o motorista parceiro do aplicativo não precisa se preocupar em ter fluxo de caixa para sustentar alguns dias de trabalho antes de receber, pois a cada final de corrida ele receberá o valor em sua conta digital – conta essa que o motorista recebe assim que a parceria é firmada, vinculada a um cartão de crédito de bandeira Visa e com inúmeros serviços financeiros.

“Acreditamos que um motorista valorizado trabalha melhor e entrega um serviço com mais qualidade. O usuário se beneficia deste bom atendimento e, também, opta por utilizar a plataforma, já que compartilha dos mesmos valores, criando um círculo virtuoso”, reforça Vieira.

A Gostei quer contribuir para a empregabilidade dos motoristas parceiros e vai promover o acesso dessas pessoas à educação profissionalizante. Esse programa será implementado na próxima fase do projeto em Jundiaí, prevista para início de 2023.

Gostei planeja levar serviço de carros por aplicativo a todo o País em até cinco anos

Vista aérea da cidade de Jundiaí-SP (Foto: Gostei)

Jundiaí foi escolhida por ser um município com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)  – 0,822 segundo o IBGE, numa escala de 0 a 1–. E também por ter um alto percentual da população usuária de smartphones e internet móvel. 

Além disso, está localizada próxima à capital paulista, tem um público misto de passageiros individuais e empresariais e é uma cidade com ordenamento urbano e uma legislação sólida para o setor de mobilidade urbana por serviços de aplicativos.

“Iniciaremos a operação em Jundiaí com 120 motoristas parceiros cadastrados e aptos a atender os usuários – a fase de testes deve durar em torno de seis meses. Quando tivermos atingido um alto índice de satisfação vamos expandir para outras localidades”, afirma Antônio Vieira.

Os planos são de que a Gostei deixe de ser um serviço de carros por aplicativo local e se espalhe por todo o território brasileiro em até cinco anos.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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