SP finaliza novas regras de recarga de carros elétricos em condomínio
São Paulo finaliza novas regras para recarga de veículos elétricos em garagens de condomínios, com foco em segurança e consenso entre Bombeiros e governo. Anúncio em julho!
A norma para recarga de carros elétricos em garagens de condomínios, tanto residenciais quanto comerciais, recebeu o consenso entre o Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado de São Paulo, segundo informações da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
A expectativa é que as diretrizes sejam anunciadas ainda em julho, trazendo mais clareza e segurança para a expansão da eletrificação no país.
SP finaliza novas regras de recarga de carros elétricos em condomínio
A preocupação com a segurança na recarga de veículos elétricos, especialmente em subsolos, ganhou destaque após reportagens que apontavam os riscos da falta de regulamentação. As novas exigências visam mitigar esses perigos.
Para edifícios novos, a norma incluirá a instalação de chuveiros automáticos (sprinklers), sistemas de exaustão e de detecção de calor ou fumaça. Já para as construções mais antigas, haverá um conjunto de regras adaptadas às diferentes estruturas existentes, buscando flexibilidade sem comprometer a segurança.
Inicialmente, as propostas de segurança levantadas pelo Corpo de Bombeiros em 2024 incluíam requisitos como ventiladores para renovação de ar e sensores de calor, além dos sprinklers.
No entanto, algumas sugestões, como a limitação de cinco metros de espaço livre entre vagas ou a construção de paredes corta-fogo para criar baias de recarga, geraram descontentamento entre fabricantes de veículos eletrificados e associações do setor da construção civil.
A boa notícia é que, segundo a ABVE, essas ideias mais restritivas não serão adotadas. A associação trabalhou em conjunto com os bombeiros, realizando simulações e cursos no Brasil, EUA, China e Alemanha para entender as melhores práticas. A principal questão abordada foi a dificuldade em extinguir incêndios em baterias de íon-lítio, que podem gerar chamas mais intensas e altas.
Tecnologia e testes reais ditaram novas regras
Os métodos para combater esses tipos de incêndio foram amplamente debatidos e farão parte das normas a serem publicadas. Paralelamente, simulações realizadas no Brasil demonstraram que os veículos elétricos modernos apresentam riscos menores. Empresas como a chinesa BYD, por exemplo, têm promovido testes que evidenciam a resistência de sua bateria Blade às chamas, mesmo sob perfuração.
Recentemente, o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Grandes Estruturas) e o Corpo de Bombeiros inauguraram um laboratório exclusivo em formato de garagem na sede da Escola Superior do Corpo de Bombeiros, em Franco da Rocha (Grande São Paulo).
Com um investimento de R$ 500 mil, o local foi palco de incinerações de carros e baterias no início de junho, equipadas com câmeras termográficas e sistemas de detecção de fumaça e monóxido de carbono, para embasar as novas normas de segurança.
Os resultados dessas simulações e o relatório conjunto das associações já foram entregues ao Governo do Estado de São Paulo. A ABVE espera que a regulamentação seja publicada ainda em julho, possivelmente com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em um evento de lançamento.
Há também a expectativa de que essa regulamentação paulista possa servir de base para a adoção de normas similares em outros estados brasileiros, um tema atualmente em discussão pelo Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil).
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.