Solução brasileira implementada em El Salvador promete reduzir o número de acidentes de trânsito
Solução brasileira implementada em El Salvador promete reduzir o número de acidentes de trânsito. Veja como funciona a tecnologia.
Não é de hoje que as coisas que dão certo no Brasil “migram” para outros países, principalmente da América Latina. Dessa vez são soluções de trânsito implementadas em El Salvador para reduzir o número de acidentes.
El Salvador adota solução brasileira para reduzir o número de acidentes de trânsito
Desde o início do ano, o governo de El Salvador está implementando soluções integradas de monitoramento de trânsito, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes relacionadas ao tráfego de veículos.
Os primeiros equipamentos foram nove balanças de pesagem em movimento, que permitem monitorar o peso dos veículos sem interromper o fluxo. Além deles, 65 radares Doppler, usados para a fiscalização eletrônica.
Esses radares detectam infrações como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestres e uso indevido de faixas exclusivas, além de auxiliar no monitoramento da pesagem veicular.
Essa é a primeira vez que El Salvador implementa um sistema de controle de tráfego dessa magnitude. Além disso, as autoridades de trânsito do país buscaram informações e um entendimento no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para que as regras pudessem ser adequadas à realidade do país.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, usou as redes sociais para informar à população que o objetivo é reduzir o número de mortes no trânsito.
“Muitas pessoas afirmam que o Governo implementou as novas leis de trânsito e as novas multas apenas para arrecadar fundos. Nada mais distante da realidade. A principal causa de mortes no nosso país é a irresponsabilidade dos condutores.
Isso não se deve apenas ao consumo de álcool, mas também a outras razões, como o uso do celular enquanto se dirige, o excesso de velocidade, ônibus competindo na via, conversões em U onde não é permitido, passar no sinal vermelho, entre outros. Precisamos corrigir. Já tentamos através de conselhos, mas não funcionou. Agora precisamos ser mais rigorosos”, afirmou o presidente Nayib Bukele.
Tecnologia brasileira
A empresa com sede em Curitiba Velsis, em parceria com a empresa mexicana Semex, foi responsável pela fabricação, instalação e testes dos equipamentos na capital, São Salvador.
Além da fiscalização, o governo salvadorenho vai utilizar as soluções da empresa para armazenar, processar e exibir dados analíticos para planejar o trânsito e fazer implementações na segurança viária.
A plataforma integra dados fornecidos por câmeras de segurança e radares de trânsito, permitindo o monitoramento de placas de veículos, assim como a emissão de alertas automáticos para diversas situações, como veículos roubados, sonegação fiscal e excesso de peso.
As novas implementações já surtem efeito. O Ministro de Obras Públicas e Transporte, Romeo Rodríguez Herrera, apresentou os primeiros números alcançados em comparação a 2022.
Segundo ele, houve uma redução de 20% no número de acidentes em trajetos, diminuição no número de mortes no trânsito em 37%, queda no número de feridos em 16% e um aumento de 45% na captura de infratores perigosos.
O que achou do nosso produto de exportação? Responda nos comentários!
Leia também: Nova lei pede o fim de radares móveis
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.