Só no Brasil: Produção do Jeep Renegade é encerrada na Europa
Produção do Jeep Renegade é encerrada na Europa após 11 anos, mas o Brasil se torna único polo mundial. Saiba os planos de reestilização em 2026 e a chegada das versões híbridas do SUV.
Depois de 11 anos de estrada, o Jeep Renegade se despede do mercado europeu. A produção do SUV compacto na fábrica de Melfi, na Itália, foi oficialmente encerrada, e o modelo não terá um sucessor direto imediato na região. Com isso, o Brasil se torna o único polo de produção mundial do Renegade.
Jeep Renegade encerra produção italiana, mas Brasil garante continuidade e eletrificação
O adeus europeu foi motivado pela queda acentuada nas vendas – que despencaram 51% em 2025 em comparação ao ano anterior – e pelo avanço da eletrificação. A Stellantis, grupo proprietário da Jeep, optou por concentrar seus recursos em veículos mais modernos e eletrificados, como o Jeep Avenger.
Enquanto a Europa vira a página, o Renegade segue com força total no Brasil. Produzido na planta de Goiana (PE), o SUV mantém sua posição entre os mais vendidos do país, registrando vendas mensais entre três e quatro mil unidades. Além de abastecer o mercado interno, a fábrica brasileira é responsável pela exportação do modelo para diversos países da América Latina, incluindo Argentina, México e Colômbia.
A Stellantis tem planos ambiciosos para garantir a longevidade do Renegade no Brasil:
-
2026: Reestilização e Híbrido Leve (MHEV): O SUV receberá uma atualização visual com novos para-choques, grade e rodas. No mesmo ano, chegará a aguardada versão híbrida leve, que combinará o motor 1.3 turbo a dois propulsores elétricos para aumentar a economia de combustível, especialmente em ciclo urbano.
-
2027: Nova Geração Global e Eletrificação Plena: Está prevista a estreia de uma nova geração do Renegade, que terá motorização híbrida plena e até uma opção totalmente elétrica.
Renegade e Avenger: o dueto do futuro do Brasil
O futuro da Jeep no Brasil será dividido entre o consagrado Renegade e o novo Avenger. O Avenger será fabricado em Porto Real (RJ) e será posicionado abaixo do Renegade, disputando mercado com modelos de menor porte, como Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian.
Já o Renegade manterá sua posição atual, rivalizando com SUVs como T-Cross, Creta e Tracker, e garantindo a oferta do Jeep mais acessível com capacidade de tração 4×4 no mercado nacional.
O fim da produção europeia marca o encerramento de um ciclo de sucesso para a Jeep global. No entanto, no Brasil, a história do Renegade está longe do fim, com a promessa de um SUV renovado, eletrificado e pronto para uma nova era de mercado.
Com a reestilização e a chegada da versão híbrida leve em 2026, o Jeep Renegade tem fôlego para mais uma década no Brasil? Comente se a eletrificação garante a sobrevivência do SUV no mercado nacional!
Leia aqui: Novo Jeep Avenger seguirá receita do VW Tera para ser o mais barato da marca
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.