Só deu ela: BYD vende mais carros elétricos do que todas as marcas juntas em 2023

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, está se consolidando no Brasil. A greentech chinesa se manteve na liderança entre os veículos eletrificados em 2023 e mostra que veio para mudar o mercado nacional. 

Com os resultados, a empresa vende mais modelos eletrificados (incluindo 100% elétricos e híbridos) que as concorrentes. Entenda!

BYD Dolphin lidera entre os carros elétricos (BEvs) - Foto: Divulgação

 

BYD Dolphin lidera entre os carros elétricos (BEvs) – Foto: Divulgação

 

BYD é a marca que mais vende carros elétricos no Brasil

De acordo com dados ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), em 2023 foram vendidos 17.947 carros da BYD, um crescimento astronômico de 6.900%, em relação ao ano anterior. 

Para se ter uma ideia, o crescimento é de 70 vezes, em comparação com as 260 unidades comercializadas em todo o ano de 2022.

Entre os 100% elétricos, os BEV (Battery Electric Vehicles ou Veículos Elétricos de Bateria), o Dolphin liderou com folga, com 5.971 unidades vendidas no ano. 

Se levar em consideração o top 5 do segmento, o hatch lançado em junho vendeu mais do que os outros quatro modelos somados (4.756 unidades). Além disso, outros três carros da marca estão se destacam:

  • BYD Yuan Plus (1.756)
  • BYD Seal (1.040) 
  • BYD Dolphin Plus (841)

Agora, se levar em conta os top 10 de vendas, os carros da marca BYD alcançaram um market share de 72%. Os modelos da BYD venderam quase três vezes mais que as principais marcas no acumulado de 2023.

Ranking do carros elétricos mais vendidos - Imagem: ABVE

 

Ranking do carros elétricos mais vendidos – Imagem: ABVE

 

O BYD Dolphin 

O Dolphin assumiu a liderança entre os BEVs em setembro, permanecendo por 4 meses no topo dos mais vendidos no país. 

Em dezembro foram 3.617 unidades, o que corresponde a uma participação de 60% no segmento. Também representa um aumento de 72% sobre as vendas de novembro (2.099 unidades).

O sucesso refletiu entre os especialistas e imprensa. O Dolphin foi o veículo mais premiado do ano, com 10 prêmios relevantes, dos quais se destacam:

  • O melhor carro do ano de 2024, principal categoria da premiação da revista AutoEsporte, da editora Globo; 
  • Carro destaque do UOL, um dos maiores portais do Brasil
  • Prêmio Mobilidade 2024 do Estadão com dois troféus
  • Trend Car 2024, do portal Terra.

“O BYD Dolphin mudou a história do mercado automotivo brasileiro e logo se tornou um campeão absoluto de vendas. Isso porque é um modelo completo, eficiente e com uma ótima autonomia”. 

“O brasileiro mostrou que está preocupado com carros que não poluam. Para 2024, teremos ainda mais novidades que vão mexer novamente com o mercado”, afirma Tyler Li, presidente da BYD do Brasil.

Em 2023, a BYD vendeu 10.274 unidades, o que representa uma participação de 52,3% sobre o total de automóveis elétricos comercializados (19.310 veículos) no mercado brasileiro. 

Song Plus se destaca entre os híbridos

Já entre os modelos PHEV, o híbrido plug-in BYD Song Plus DM-i foi o modelo mais vendido do mercado brasileiro no acumulado 2023, com 7.669 veículos.

Esses números representam 23,2% de todas as vendas desta categoria no ano passado (33.049 unidades) e 60% acima do segundo lugar (4.605 unidades). 

BYD Song Plus - Foto: Divulgação

 

BYD Song Plus – Foto: Divulgação

 

O Song Plus também liderou as vendas do segmento em dezembro, quando vendeu 1.883 unidades ou 35,18% do total de vendas no mês (5.353 unidades).

Para Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, “os números mostram que a BYD veio para ficar e que esse é um movimento sem volta rumo a um futuro mais verde e sustentável”. 

Vamos em breve lançar um modelo híbrido plug-in flex para combinar etanol com o motor elétrico e ter um carro pensado especialmente para o mercado nacional. A BYD agora é uma empresa brasileira”.

Além disso, a marca fechou 2023 com 59 concessionárias nomeadas no país. Para 2024, a meta é chegar ao total de 250 concessionárias no território brasileiro (entre unidades em atividades e novas nomeações).

Logo nos primeiros 3 meses do ano, a previsão é abrir outras 61 unidades. De acordo com o planejamento, até o fim de janeiro todas as capitais das regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste devem ter representantes da marca. 

Atualmente, São Paulo e Minas Gerais são os estados com maior número de unidades dentro da rede, São 15 e 6 respectivamente.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar