Só carro elétrico? Não! BYD agora tem NAVIO próprio; conheça o modelo
Só carro elétrico? Não! BYD agora tem navio próprio. Conheça o Explorer Nº1, primeiro navio da frota da BYD.
A BYD, greentech chinesa de carro elétrico, lançou seu primeiro navio cargueiro dedicado, o EXPLORER NO.1. A embarcação foi entregue no porto de Yantai, na província de Shandong, antes de sua primeira viagem saindo do porto de Xiaomo, Shenzhen, na China.
Navio da BYD vai transportar carros elétricos
De acordo com o BYD, Explorer No 1 mede 199,9 metros de comprimento e 32 metros de largura, com capacidade de transportar até 7 mil carros por viagem. É do tipo roll-on/roll-off, o que permite o embarque e desembarque dos carros sem precisar içá-los.
Para fazer esse gigante navegar é usado, além do combustível convencional, o gás natural liquefeito (GNL). Trata-se de um combustível fóssil, mas que emite menos poluentes do que o petróleo.
Segundo a empresa, o Explorer No. 1 consegue reduzir as emissões de dióxido de carbono em até 20% em comparação com um navio movido a combustível convencional.
O lançamento de um navio próprio é um passo importante para a BYD em sua estratégia de crescimento global. A empresa, que já é a segunda maior fabricante de veículos 100% elétricos do mundo, está expandindo sua presença de mercado.
A princípio, o navio será usado para o transporte de veículos para a Europa, onde a demanda por eletrificados está em franca expansão.
Nos próximos dois anos, a empresa deve aumentar sua frota com outras sete embarcações. A ideia é integrar a tecnologia de bateria de armazenamento de energia da BYD e sistemas de gerador de eixo, a fim de incorporar a verdadeiramente a visão da BYD para uma era de transporte marítimo mais verde.
Como está o mercado de carros elétricos?
De acordo com Wang Junbao, gerente geral da Divisão Corporativa da BYD, o segmento de veículos de energia limpa atingiu um marco histórico em 2023, com vendas e produção superiores a 9 milhões de unidades. O que contribui sensivelmente para a mobilidade verde global.
A BYD se destaca neste mercado com 242.765 veículos exportados, o que representa um crescimento anual de 334,2%. Já as vendas anuais chegaram a mais de 3,02 milhões de unidades, solidificando o status da BYD como a principal vendedora mundial de veículos de energia limpa.
Atualmente, a operação da marca envolve seis continentes, em mais de 70 países e regiões em todo o mundo. São mais de 400 cidades em que já rodam carros da marca, um marco na promoção de soluções de mobilidade verde em todo o mundo.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.