BYD foca no Brasil e além da produção de elétricos pensa em outras tecnologias

A greentech chinesa BYD está com planos cada vez mais ambiciosos para o Brasil. Após comprar a fábrica da Ford em Camaçari e planejar a produção de elétricos e híbridos no país, a montadora planeja instalar toda sua cadeia de produção aqui, desde a mineração do lítio até a produção de baterias. 

Recentemente, a BYD comprou a fábrica da Ford em Camaçari para a produção de elétricos - Foto: Divulgação
Recentemente, a BYD comprou a antiga fábrica da Ford em Camaçari para a produção de elétricos – Foto: Divulgação/ Ford

 

BYD vai focar em outras tecnologias além da produção de elétricos no Brasil 

Em entrevista à agência epbr, o presidente do Conselho da BYD Brasil, Alexandre Baldy, afirmou que a marca pretende “fazer do Brasil um hub regional na América Latina”.

A empresa pretende se valer da nova regulamentação do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que promete oferecer subsídios para as marcas que investirem em tecnologias de mobilidade verde, o que inclui carros elétricos e híbridos. 

“A BYD enxerga com muito bons olhos todas as políticas públicas que foram coordenadas pelo governo federal sobre o estímulo aos investimentos locais”, diz o executivo.

Mas a marca chinesa quer ir além. Recentemente, o Financial Times apurou que a gigante está em negociações para comprar a Sigma Lithium, a maior mineradora de lítio do Brasil.

O negócio, que tem potencial para movimentar aproximadamente R$ 14,3 bilhões, seria uma maneira da BYD garantir o acesso a matérias-primas essenciais para a produção de baterias para veículos elétricos.

A Sigma Lithium opera uma mina de lítio no Vale do Jequitinhonha (MG), região reconhecida por suas vastas reservas de lítio de alta qualidade, assim como o baixo impacto ambiental de sua extração. 

O lítio é um mineral essencial para a produção de baterias de lítio-íon, que são a tecnologia mais comumente usada em veículos elétricos. À medida que a popularização dos veículos elétricos cresce, há também uma grande demanda pelos insumos. 

Com a aquisição da Sigma Lithium, a BYD dá um passo à frente das concorrentes na América Latina, visto o impasse da Tesla para desenvolver uma fábrica no Chile, país com as maiores reservas mundiais de lítio. 

Quando a BYD vai iniciar a produção de elétricos no país?

Provavelmente no segundo semestre de 2024 e início de 2025. Em junho, a marca chinesa iniciou as investidas para a compra da fábrica da Ford em Camaçari (BA), concluída no fim de 2023. 

De acordo com a BYD, o investimento inicial supera os R$ 3 bilhões para a nacionalização da produção, cuja meta é de 150 mil carros por ano. 

BYD Dolphin - Foto: Divulgação
BYD Dolphin – Foto: Divulgação

 

Inicialmente, os modelos Dolphin e Yuan Plus serão fabricados na unidade, no entanto outros modelos podem fazer parte da planta, inclusive o próximo lançamento da marca no país: o Mini Dolphin. 

A empresa também promete dobrar a criação de mais de mil empregos diretos e indiretos na região. Antes, a expectativa era de gerar 5 mil empregos, no entanto esta estimativa foi dobrada para 10 mil para acelerar o início das operações.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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