Tags

Notícias

Ford e Intel ampliam a parceria em sistemas anticolisão baseados em câmeras para veículos

Créditos: Divulgação/ Ford
23 julho, 2020
Da Redação

A Ford e a Mobileye, empresa do grupo Intel, estão ampliando a sua parceria no desenvolvimento de sensores baseados em câmeras para sistemas de assistência ao motorista, incluindo alertas avançados de colisão com detecção de veículos, pedestres e ciclistas para a linha de veículos globais da Ford.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

“Personalizando o software e a tecnologia de detecção da Mobileye, os recursos de assistência ao motorista da Ford continuarão a evoluir para dar confiança aos clientes durante toda a vida útil do veículo”, afirma Lisa Drake, diretora de operações da América do Norte e vice-presidente de compras globais da Ford.

LEIA MAIS: Após 25 anos: Ford revela nova geração do Bronco nos Estados Unidos
Ford Ranger assume a liderança e se torna a picape média mais vendida em junho

Sistemas anticolisão

Com essa parceria, a Mobileye fornecerá seus dispositivos de sensoriamento de visão EyeQ, juntamente com o software de processamento, para os sistemas avançados de assistência ao motorista de Nível 1 e Nível 2 dos veículos da Ford globalmente.

Os sistemas de Nível 1 são definidos pela Sociedade de Engenheiros Automotivos como a automatização de uma única parte da experiência de dirigir, como direção ou aceleração/desaceleração, enquanto os sistemas de Nível 2 fornecem tanto suporte de direção como de aceleração/frenagem. Ambos exigem que o motorista supervisione a operação do veículo.

A Ford vai colocar o logo da Mobileye em destaque nas telas da central multimídia SYNC dedicadas aos sistemas de assistência ao motorista. Pela primeira vez, os clientes serão informados que a Ford está usando a capacidade de detecção da Mobileye para ampliar os recursos da tecnologia Ford Co-Pilot360.

Como parte desse acordo, os novos veículos usarão os chips e o software EyeQ da Mobileye para suportar os recursos da tecnologia Ford Co-Pilot360.

Usada para ajudar a identificar com precisão o que a câmera do para-brisa do veículo pode ver – incluindo as faixas na pista, sinais de trânsito, pedestres e outros veículos – a tecnologia da Mobileye dá suporte a recursos como o sistema de manutenção na faixa, farol alto automático, assistência pré-colisão com frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo inteligente, assim como a direção sem as mãos Active Drive Assist, que estará disponível no novo Mustang Mach-E e na nova F-150.

A Ford vai utilizar a tecnologia da Mobileye durante todo o ciclo de vida de seus veículos de nova geração, além de futuros produtos com recursos avançados de assistência ao motorista. Ambas vão trabalhar junto com fornecedores da Ford para a integração da tecnologia nos veículos.

Novas tecnologias

Além disso, a Ford está avaliando usar em seus veículos o Roadbook – que usa dados anônimos fornecidos por câmeras de veículos para criar um mapa de alta definição que pode ser acessado por veículos e pelas tecnologia de assistência ao motorista, inclusive para direção sem as mãos, como o Active Drive Assist.

Os novos veículos da Ford vão usar o EyeQ3 e EyeQ4 da Mobileye como plataformas para sistemas avançados de assistência ao motorista de Níveis 1 e 2. A EyeQ se destaca pela capacidade de suportar processamento complexo e computacionalmente intenso e ter baixo consumo de energia, mesmo quando instalada no para-brisa de um veículo.

Ampliando a capacidade de seus antecessores, o EyeQ4 pode processar múltiplos sensores e outras entradas requeridas pelos recursos de assistência ao motorista.

30 carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020

Se antes do início de 2020 as previsões eram otimistas, o cenário real do mercado automotivo não é dos melhores. A pandemia da covid-19 derrubou as vendas e chegou até a paralisar a produção das fabricantes. Mesmo assim, o Chevrolet Onix encerrou mais um semestre na ponta da tabela. E sua vantagem é tão grande que será difícil algum veículo superá-lo até o final deste ano.

Na galeria, confira quais foram os 30 modelos mais vendidos no primeiro semestre de 2020. Os dados são da Fenabrave.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.