Simulador de direção já é obrigatório em todo o País

Notícias 7 de janeiro de 2016 Maria Beatriz Vaccari 0

Segundo o Contran, tecnologia é eficiente para ajudar no treinamento de novos motoristas

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou que o uso de simuladores de direção é obrigatório para todo o País desde o primeiro dia do ano. O equipamento é usado no processo que prepara os motoristas para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e promete auxiliar e complementar o treinamento de novos motoristas.

A medida consta na resolução Contran nº 571, de 16 de dezembro de 2015, mas houve uma confusão em relação ao período que a implantação levaria para entrar em vigor. O texto não deixava claro que o prazo de 180 dias refere-se apenas ao cumprimento das exigências previstas na Resolução Contran nº 358 de 2010 e, por isso, alguns Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) chegaram a afirmar que a obrigatoriedade do uso de simuladores seria estendida por mais 180 dias.

Segundo as novas regras, os órgãos de trânsito têm algumas exigências em relação aos veículos usados para os treinamentos de condução. Para a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), será preciso ter um veículo automotor de duas rodas (classificado como ciclomotor) de no máximo 50cc, equipado com câmbio automático ou mecânico e com no máximo cinco anos de uso (excluindo o ano de fabricação).

A categoria “A” agora exige dois veículos automotores de duas rodas, de no mínimo 120cc. Eles devem ter câmbio mecânico e, no máximo, cinco anos de uso (excluindo o ano de fabricação). Para a categoria “B”, é preciso ter dois veículos automotores de quatro rodas, que não podem ser quadriciclos, com câmbio mecânico. Eles podem ter no máximo oito anos de uso (excluindo o ano de fabricação).

LEIA MAIS: Obrigatórios, simuladores de trânsito serão compartilhados por autoecolas

Nenhum comentário até agora.

Seja o primeiro a comentar.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *