Os crash test dos carros mais vendidos do Brasil, também conhecidos como testes de impactos, nada mais são que a forma de identificação dos ajustes necessários a cada veículo em situação de perigo. Segundo Emerson Feliciano, gerente sênior de pesquisa e desenvolvimento do CESVI Brasil, “essas adequações de projeto incluem calibração de software de airbags, avaliação de estruturas de banco, ancoragens dos cintos de segurança, desprendimento de peças do painel e até a estanqueidade de combustível, que é a capacidade dos reservatórios em resistir a impactos”.
A Folha Vale do Café produziu uma lista com os Crash Test dos carros mais vendidos do Brasil. São eles: Chevrolet Onix, Onix Plus, HB20 e Ford Ka.
Crash Test Chevrolet Onix 2021
Para iniciar, o Chevrolet Onix passou por um teste realizado pela Latin NCap, especializada em segurança de veículos.
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O resultado foi bastante positivo: cinco estrelas para adultos e crianças. Vale lembrar que o quatro rodas possui seis airbags. O Onix Plus 2021 também não deixou a desejar e garantiu as mesmas cinco estrelas ao passar por teste semelhante de colisão.
Crash Test Ford Ka e Hyundai HB 2021
Já o Ford Ka e o Hyundai HB20 frustraram as expectativas dos apaixonados por automobilismo. Ambos apresentaram desempenho baixíssimo na proteção para adultos e crianças, levando nota zero, com alto índice de periculosidade na proteção da região do tórax em caso de impacto lateral.
Por meio de nota, as fabricantes se manifestaram sobre a pior nota que poderiam alcançar.
“O Ford Ka atende e excede os requisitos legais de segurança nos países onde é comercializado. No protocolo anterior do Latin NCAP, o mesmo veículo foi classificado com 3 estrelas. A Ford está trabalhando para adicionar equipamentos de segurança de série na linha Ka, como controle eletrônico de estabilidade e airbags laterais”, lamentou a Ford.
“A Hyundai esclarece que não houve qualquer mudança na especificação das peças ou de qualquer item que possa afetar a segurança do HB20 desde seu lançamento até hoje. O resultado de zero estrela para o HB20 Nova Geração com base no novo protocolo de testes 2020 do Latin NCAP é, de fato, a consequência dos novos parâmetros aplicados, que são muito diferentes dos testes anteriores. O nível de segurança do HB20 fabricado hoje, novembro de 2020, é rigorosamente o mesmo do momento de seu lançamento, em setembro de 2019”, justificou a Hyundai.