Seu carro bebe muito? Dicas infalíveis que vão te ajudar a economizar combustível

Seu carro está bebendo muito ultimamente. Veja essas dicas da V1 para ajudar a economizar combustível. Acompanhe!

Está achando que o carro está bebendo muito? Se não for um problema, como velas ruins, é possível economizar consumo com algumas atitudes no seu cotidiano. 

Quem traz mais informações é o aplicativo de mobilidade urbana V1 que elaborou uma lista de dicas para ajudar os motoristas a gastarem menos durante seus deslocamentos. 

Como economizar combustível no cotidiano - Foto: Freepik

 

Como economizar combustível no cotidiano – Foto: Freepik

 

Como economizar combustível

“Os gastos com combustíveis são difíceis de serem reduzidos, pois  são despesas essenciais. No entanto, algumas práticas podem contribuir para a economia e a otimização do uso do combustível, seja gasolina, álcool ou diesel”, explica o especialista do V1, Alexsandro Laures. 

Vamos aos pontos-chave:

Manutenção em dia

A primeira e principal orientação para economizar combustível no dia a dia é manter o veículo em boas condições. Os componentes que mais merecem atenção são: injeção eletrônica, bobina, distribuidor, vela e cabo de ignição. 

“Oriento ainda verificar regularmente o nível do óleo, a calibragem dos pneus, os freios e os níveis do fluido da transmissão. Também é fundamental manter o motor bem lubrificado e substituir os filtros de ar”, destaca Laures.

Troca de óleo e demais fluidos é o mínimo que se deve fazer - Foto: Freepik

 

Troca de óleo e demais fluidos é o mínimo que se deve fazer – Foto: Freepik

 

Mantenha uma velocidade constante e evite frenagens bruscas

A aceleração abrupta e excessiva, assim como a frenagem brusca contribuem significativamente para um alto consumo de combustível. 

“Sempre oriento os motoristas  a manter uma velocidade constante, especialmente ao sair de um semáforo ou de uma vaga de estacionamento. O ideal é acelerar gradativamente, permitindo que o veículo desenvolva velocidade de maneira suave”, explica. 

“A frenagem brusca também é contraindicada, pois, além do risco de colisão traseira, o motorista acaba por frear e acelerar o carro continuamente, exigindo que o veículo saia da inércia mais vezes e consumindo mais gasolina”, complementa. 

A sugestão é analisar o trânsito de forma abrangente, assim é possível se antecipar quanto a possível frenagens e avaliar todos os “obstáculos” ao redor. 

“Essa direção atenta e defensiva, além de economizar combustível, preserva as peças do carro, como pastilhas de freios e lonas.” 

Veja aqui os melhores SUVs para quem quer economizar combustível.

Existe marcha ou velocidade indicada?

Segundo o especialista, não existe essa de uma marcha que economize mais ou menos combustível que outra. O que gasta combustível é a forma como o condutor dirige. 

Por exemplo, um motorista força muito a troca de marcas, terá um consumo maior de combustível. Em outras palavras, a troca de marchas deve ser feita no tempo e rotação certas, considerando as características do motor e do veículo. 

A marcha certa ajuda na economia - Foto: Freepik

 

A marcha certa ajuda na economia – Foto: Freepik

 

É possível economizar combustível nas subidas?

Em subidas ou vias mais íngremes, alguns aspectos podem influenciar no consumo de combustível. O peso e a carga do veículos são os principais. 

“Um carro mais pesado vai “beber” mais gasolina, é claro. Por isso, sempre indico dirigir  na faixa de 3.000 a 4.000 RPM, mantendo uma aceleração constante, o que auxilia em momentos que demandam mais do veículo”, ressalta.  

Atenção com o ar-condicionado e dispositivos eletrônicos

Alguns recursos do veículo podem contribuir para o consumo de combustível. Portanto, use sabiamente o ar-condicionado e dispositivos eletrônicos, como faróis auxiliares e limpadores do para-brisa. 

 “Quanto mais dispositivos elétricos estiverem sendo utilizados, mais o veículo buscará energia de bateria, consumindo mais combustível”, destaca. 

Qual gasolina escolher?

A gasolina aditivada apresenta alguns detergentes para contribuir com a limpeza dos bicos injetores, por exemplo. No entanto, não é possível precisar se esse tipo de gasolina “queima mais” do que a comum.  

A indicação de Laures é apenas de não trocar repentinamente o combustível, mas, sim, de maneira gradativa. Dessa forma, não compromete o rendimento do motor. 

Por fim, abasteça apenas em postos de confiança. Fique atento e evite aqueles postos de marcas desconhecidas e/ou com valores muito inferiores aos aplicados pelo mercado.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA