Setor de estética automotiva cresce no Brasil

Em uma avaliação feita pela Grand View Research, o mercado de produtos para estética automotiva estaria avaliado em US$ 10,36 bilhões em 2020 e a previsão é de um crescimento anual de 4,3% até o ano de 2028.

A procura por lavagens ecológicas também está em constante crescimento, pelo fato das crescentes preocupações com o meio ambiente. Já o embelezamento está ligado, também, ao preço mais alto dos carros, assim, compensa dar aquele “up” no veículo que temos na garagem.

E quem fala mais sobre isso são as franquias Acquazero Eco Wash e Zaplus Car. Confira.

VEJA TAMBÉM

estética automotiva
(Foto:Pinterest)

Estética automotiva no Brasil: setor desponta

No Brasil, a alta no mercado automotivo reflete no setor do franchising, que também registrou aumento no segmento.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de serviços automotivos teve um faturamento de R$ 6.505 bilhões em 2021, já no ano de 2020 a arrecadação total foi de R$ 5.973 bilhões. Gerando um aumento de 8,9% em um ano.

Pinterest

Limpeza ecológica automotiva

Além disso, nos últimos anos, o segmento de limpeza ecológica automotiva e de produtos para estética de carros registraram um salto no número de procura, fazendo com que o setor se tornasse uma das tendências no mercado automotivo.

Uma das explicações para esse aumento é que os proprietários de veículos passaram a higienizar os seus carros com mais frequência para prevenir a disseminação de Covid-19.

Outro motivo é que os amantes de carros passaram a conhecer melhor os produtos especializados para os veículos. Com isso, itens como detergente de cozinha, por exemplo, já não é mais usado para fazer a limpeza de carros, sendo substituído por detergente automotivo, que possui uma combinação de produtos especiais gerando um resultado mais eficaz.

Também é importante citar que houve um aumento considerável no número de automóveis no Brasil, além da alta na venda de carros usados.

Tudo isso influencia no segmento de estética automotiva, pois quanto mais automóveis rodando, mais alta será a demanda por limpeza.

Pesquisa revela predileção dos jovens por carros usados
(Foto: Freepik)

Tendências para o setor 

Os números em alta do mercado de estética automotiva no Brasil também são reflexos dos maiores cuidados com os carros em casa e das empresas que são especializadas em limpeza automotiva. Principalmente quando falamos daquelas que são focadas em lavagem ecológica, que usam menos água e mais produtos, sendo uma das principais tendências para o mercado neste ano.

Antigamente, quando alguém comentava que iria lavar o carro em casa, as opções de produtos que vinham na cabeça eram água, sabão e cera. Isso mudou e agora as pessoas optam por usar produtos especiais, levando mais vantagens para os proprietários e aos veículos.

Hoje o dono de um automóvel troca o detergente de cozinha por um detergente automotivo, em vez do pretinho comum, a preferência agora é pelo revitalizador de pneus e no lugar da cera simples temos o vitrificador.

Além de utilizar produtos especiais para a lavagem dos carros, os proprietários dos automóveis estão mais propensos a levar os carros para lavar em centro de estética automotiva.

Isso se deve ao fato de que, as estéticas são diferentes dos lava jatos, pelo motivo de usarem produtos especiais e métodos para evitar danos e ter uma melhor conservação do carro.

Um dos motivos para essas novas direções do mercado automotivo é por conta da durabilidade do automóvel. Se o carro é limpo, tratado e protegido com produtos ou locais especializados, ele irá durar muito mais. Além disso, a conservação do veículo é essencial para garantir esse tempo maior.

Conheça a profissão de mestre de cheiros dos carros da Nissan
(Foto: Divulgação / Nissan )

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar