Cheiro de carro novo: veja como a Nissan testa fragrância de seus carros

Sabe aquele cheiro de carro novo? Ele não é por acaso, veja como essa característica está relacionada ao mestre do cheiro, da Nissan

Ao comprar um carro novo uma das melhores sensações é o cheiro típico do veículo. No entanto, você sabia que existe um profissional apenas para verificar os odores do modelo? Conheça essa história.

Conheça a profissão de mestre de cheiros dos carros da Nissan

Conheça a profissão de mestre de cheiros dos carros da Nissan (Foto: Divulgação)

Mestre dos cheiros: conheça a profissão que testa os odores dos carros da Nissan

Comprar um carro novo gera grandes expectativas, afinal, trata-se de um bem de consumo de grande valor. E durante a experiência, umas das características mais fortes é o famoso cheiro de carro novo.

No entanto, algo que pode surpreender muitos é que existe um profissional específico para testar as fragrâncias. No caso da Nissan, o “cheirador oficial” é conhecido como Nose of Nissan ou mestre de cheiros.

Um dos profissionais responsáveis pelo cheirinho de carro novo é Ryunosuke Ino, que além de testar o aroma do carro, também verifica os sistemas de ar condicionado dos modelos.

Ino trabalha no Centro Técnico da Nissan no Japão como especialista técnico no departamento de Qualidade do Ar Interior do Veículo. O especialista lidera uma equipe encarregada de analisar e autorizar materiais usados ​​em veículos Nissan.

“O cheiro é um fator importante em uma experiência de carro confortável, e a Nissan é muito particular sobre isso”, diz ele.

“Geralmente, os passageiros sentem o cheiro da coisa mais próxima com base em onde estão no carro, por isso é importante que experimentemos de todos os assentos.”

Ou seja, além da importância dos materiais usados dentro do modelo, o odor que eles exalam também são motivo de preocupação para os profissionais da montadora japonesa.

O poder do olfato

Pesquisas sugerem que o olfato é surpreendentemente forte e pode reconhecer milhares cheiros diferentes.

Os odores viajam através dos tratos de neurônios olfativos do corpo para os centros cerebrais com foco na memória e nas emoções, como o córtex orbitofrontal, amígdala e hipocampo.

É por isso que um cheiro de carro pode desencadear memórias fortes, e deve ser um fator de extrema importância durante o ato da compra.

Cheiro de carro novo: conheça o processo

A profissão deve ser considerada, porque assim como os demais sentidos, o olfato é um dos agentes decisivos para que a primeira impressão do carro, ou qualquer outro objeto seja definida.

O especialista afirma que ao entrar no modelo, tenta identificar o cheiro de cada material usado, bem como de onde ele vem.

“Procuro localizar e avaliar pela perspectiva do usuário do veículo, como acessar o porta-luvas ou usar o retrovisor do para-sol. Eu posiciono meu torso e minha cabeça como eles fariam para obter uma impressão precisa.”

Conheça a profissão de mestre de cheiros dos carros da Nissan

Equipe cheira cada detalhe do veículo (Foto: Divulgação)

Durante o processo de avaliação de compostos orgânicos voláteis (VOC) da cabine de um veículo, que normalmente dura três dias, Ino e sua equipe de especialistas em cheiros avaliam os apoios de cabeça, painéis, espelhos, porta-luvas, viseiras, assentos, tetos, porta-copos, carpetes e quaisquer componentes com aroma mensurável.

As verificações geralmente são feitas dentro de três a cinco minutos para garantir uma avaliação adequada antes que o nariz se ajuste ao cheiro interno. Se algo não atender aos padrões, as verificações são repetidas para determinar a causa e as medidas corretivas.

Assentos com os mesmos materiais são avaliados individualmente, pois podem vir de fornecedores diferentes com processos de produção exclusivos.

A equipe de Ino visa garantir que a atmosfera agradável da cabine seja apreciada por todos os ocupantes, de modo que o trabalho se estende aos fornecedores de peças que fabricam os tecidos, adesivos e polímeros usados ​​nos veículos Nissan.

Conheça a profissão de mestre de cheiros dos carros da Nissan

Os testes são feitos em ambientes neutros livres de interferências (Foto: Divulgação)

A circulação do ar e a exposição à luz solar são fatores cruciais que afetam o cheiro do carro, então a equipe usa uma sala de testes especial ambientalmente selada, controlada por calor e umidade, com um sistema de iluminação que simula a luz solar intensa.

“Consideramos várias condições que os carros enfrentam, como temperaturas ambientes moderadas a altas, que podem intensificar o cheiro”, diz ele.

Os testes de campo deram a Ino um olfato refinado que seu papel atual lhe permite usar diariamente, mas ele acrescenta que ainda há precauções tomadas.

“No dia anterior à verificação, tento não comer pratos com alho e alimentos com cheiro forte.”

Como curiosidade, ele explica que de acordo com a região, o cheiro de carro novo preferido dos clientes podem variar.

“Os padrões olfativos da Nissan são projetados principalmente por mim como o mestre de odores líder global”, diz ele. “No entanto, cada região é um pouco diferente com base no feedback do cliente, e seu mestre toma a decisão final para seu mercado.

Ino diz que sua equipe de especialistas no Japão deve passar por testes que incluem aromas como caramelo ou mesmo caules de flores e se estendem a diferenças sutis nos materiais internos.

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Nicole Santana
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Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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