Será que ainda vale ter um Fiat Uno como primeiro carro?

Não só como primeiro carro, mas também como segundo ou terceiro. Não é vergonha ter um Fiat Uno, muito pelo contrário.

Muitos saudosistas desse pequeno “tanque de guerra” (inclusive eu) acreditam na seguinte frase: não se produzem mais carros como o Uno quadrado.  

Vale a pena comprar um Fiat Uno como primeiro carro? Foto: Divulgação

 

Vale a pena comprar um Fiat Uno como primeiro carro? Foto: Divulgação

 

Vale a pena comprar um Fiat Uno

Sabe aqueles vídeos do Uno subindo ladeira com lama até no teto? São reais e estão aí para provar que o posto de segundo carro mais vendido da história do Brasil (atrás apenas do Gol) não é dele à toa. 

Atualmente, figura entre os mais comercializados, com 33.563 unidades em novembro, de acordo com dados da Fenabrave, entre os usados.

Eu nunca tive um Uno, mas já dirigi mais de um e posso dizer: a direção não é das mais suaves, como os atuais 1.0 com direção elétrica. Você vai ter que fazer uma forcinha a mais se estiver acostumado. 

No mais, ele desenvolve bem, principalmente na descida, oferece um bom espaço, mas não espere muito conforto. O quadrado até tem um espaço bacana para esticar um pouco. Já o menor vai gerar uma dificuldade para condutores com mais de 1,85 m de altura. 

E o que falam de ser um veículo econômico, também está certo. Ambas as gerações são reconhecidas por sua eficiência de combustível. 

O Uno Mille Fire Economy, a última versão do quadrado, faz 15 km/l. Já entre a nova geração, o Way e Attractive chegam a fazer 16,2 km/l na estrada com gasolina. 

Quanto aos custos de manutenção também não há o que se preocupar. Isso pode ser atraente para quem busca uma opção mais econômica para as despesas iniciais. 

Uno Mille - Foto: Reprodução/ Internet

 

Uno Mille – Foto: Reprodução/ Internet

 

Além disso, devido ao tamanho compacto do carro, é mais ágil em ambientes urbanos e pode ser mais fácil de estacionar, o que é um bom ponto para motoristas inexperientes.

Por outro lado, é importante considerar que o Uno foi descontinuado pela Fiat. A primeira em 2013 e a segunda em 2021. No futuro, pode não ser tão fácil encontrar peças para seu companheiro. 

Por fim temos a segurança. O Uno quadrado não tem freios ABS ou outros recursos que chegaram ao mercado mais tarde. As mais novas versões até oferecem freios ABS e airbags, porém estão longe das tecnologias atuais. 

R$ entre 10 mil a 80 mil

A disparidade de preços é algo relevante em relação ao preço dos Fiat Uno. Se você optou por este carro, o que vai mandar na compra é o seu bolso, já que é possível encontrar exemplares de “todo preço”. 

Você terá modelos mais antigos e rodando a partir de R$ 10 mil para o modelo antigo. Enquanto a versão de despedida é encontrada por mais de 80 mil. 

A última versão, a Fire Economy 1.0 (Flex) 4p, por exemplo, é tabelada (FIPE) por R$ 25.930. 

Uma versão mais recente, a Attractive sai por R$ 49.567 (FIPE) e a mais cara, Ciao 1.3 é tabelada a R$ 84.990. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar