Semáforo de 4 cores? Entenda a ideia
Verde, amarelo e vermelho, essas são as três cores usadas pelo sistema de trânsito no semáforo, mundialmente. Mas e se não fosse assim?
Verde, amarelo e vermelho, essas são as três cores tradicionalmente usadas pelo sistema de trânsito brasileiro para o semáforo, assim como ocorre ao redor do mundo. Mas e se não fosse assim?
Discussão sobre nova cor no semáforo
Apesar do conceito bem enraizado de três cores nos semáforos ao redor do mundo, a presença de uma nova identificação tem sido discutida por pesquisadores americanos.
A proposta tem em vista acrescentar a cor branca aos sinais eletrônicos de trânsito.
Assim, esses equipamentos passariam a ter 4 cores de referência: verde, amarelo, vermelho e branco.
O estudo foi realizado por engenheiros de transporte da Universidade Estadual da Carolina do Norte, no sudeste dos Estados Unidos, que acreditam na intervenção como alternativa para melhorar o trânsito.
Segundo os pesquisadores a luz branca seria direcionada a veículos autônomos e teria ativação automática através de sensores.
Assim, os semáforos ”avisariam” ao tráfego que muitos veículos autônomos compõe o trajeto, melhorando-o e reduzindo o tempo de viagem, além dos custos com combustível.
Sendo assim, o sistema tradicional de três cores continuaria a ser seguido pelos carros convencionais.
Especialistas entendem que a presença cada vez mais robusta dos veículos autônomos no mercado global é inevitável.
Baseado nisso, o estudo americano acredita numa forma de se beneficiar das vantagens tecnológicas que os carros mais modernos têm para melhorar o trânsito para todos.
Vale lembrar que os veículos autônomos mais recentes possuem muitos recursos facilitadores como:
Sensores que detectam pedestres e até mesmo situação da via, condições climáticas, condições do carro, detectores de cansaço do motorista, entre outras tecnologias.
Desta maneira, a inteligência artificial promete ser um aliado cada vez mais importante da segurança e eficiência nos deslocamentos com veículos.
Resultados dos testes
Para a implementação do sistema revolucionário, no entanto, a tecnologia precisa passar por todos os testes, dado a dimensão da mudança que pretende implementar.
Sendo assim, embora ainda não tenha sido avaliado na prática, a proposta teve resultados significativos nos testes até aqui.
As verificações realizadas em computadores haveriam constataram sobretudo que a implementação de uma nova cor tem muito potencial para reformular o trânsito, melhorando o fluxo.
Os pesquisadores afirmaram ainda que a quarta cor do semáforo não precisa ser exatamente branca, mas um tom aceito e identificável universalmente.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.