Seguros cobrem danos se motorista estiver alcoolizado? Descubra

Saiba se os seguros de carro cobrem danos quando motorista está embriagado. Veja o que diz a lei e as penalidades por guiar alcoolizado !

Afinal, os seguros de carro cobrem danos eventuais causados pelo fato de o condutor estar sob o efeito de álcool? Uma dúvida comum, mas que nem sempre temos a resposta imediata. Assim, saiba o que diz a legislação sobre isso!

Lei Seca; saiba o que ela estabelece. Foto: drmultas

Dirigir embriagado: o que diz o CTB

Primeiramente, vale lembrar que, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir veículos sob efeito de álcool é considerado infração gravíssima. Além disso, não importa a concentração do álcool encontrada no organismo do motorista.

Assim, só o fato de dirigir embriagado pode incidir em multa a partir de R$ 2.900 (casos reincidentes a multa pode dobrar!), suspensão de um ano do direito de dirigir, cassação da CNH e até a retenção do veículo. Igualmente, as penalidades podem ser aplicadas ao condutor que se recusar a passar pelo teste do bafômetro.

E mais: dirigir sob a influência de álcool se trata de um crime. Dessa forma, pode, inclusive, acarretar em detenção (de seis meses a três anos).

Todas estas “regras” estão descritas na Lei nº 11.705 – a de Lei Seca, que completa 13 anos em 2021. Aliás, destaque também para o fato de que a lei proíbe vender qualquer produto com álcool em rodovias federais.

Seguros cobrem danos

Teste do Bafômetro. Foto: Detran SP

Afinal, os seguros de carro cobrem danos se o motorista estiver sob efeito de álcool?

A resposta é simples e direta: Não! Ou seja, as seguradoras não cobrem os prejuízos ou danos de acidentes causados por motoristas embriagados, certo?

Nestes casos, por exemplo, os reparos e as demais despesas dos envolvidos devem ser custeados pelo motorista que, no momento, do acidente estava sob efeito de álcool.

O mesmo vale para seguros com coberturas para terceiros, Por exemplo, caso o motorista estiver embriagado e bater o carro em outro, o seguro não irá cobrir nenhum dos danos. Isso porque se o condutor consome álcool antes de dirigir, ele assume os riscos.

Por outro lado, vale saber que constatar a embriaguez do condutor ao volante é de responsabilidade de agentes públicos de transito e não da seguradora. Dessa forma, a empresa seguradora se baseia pelos registros das autoridades competentes. Além disso, as regras são as mesmas no caso de motoristas sob o efeito de drogas ilícitas.

Não há indenização por danos causados por motorista embriagado. Foto: JusBrasil

Aproveite e veja também: infrações de trânsito que poucos conhecem

Mas, posso recorrer na justiça?

É possível. Mas, a justiça não reverte a decisão das seguradoras, pois elas estão amparadas pela lei.

Apenas terceiros que foram prejudicados por motoristas embriagados é que podem recorrer à justiça com sucesso, a fim de cobrar os valores de forma particular. Mas, se o terceiro possuir um seguro auto, pode acionar a seguradora, a fim de solicitar os reparos necessários. Afinal, não é dele a responsabilidade do uso do álcool no volante.  

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA