Seguro básico cobre enchente? Advogado responde
Seguro básico cobre enchente? Advogado responde
Nem todos os moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas e enchentes terão direito a apólice do seguro veicular. Isso porque nem sempre o seguro básico cobre enchente.
O seguro básico cobre enchente?
O seguro contra enchente, também chamado de cobertura contra danos da natureza, é uma apólice (opcional ou não) que complementa o seguro do seu carro.
Ela garante o ressarcimento em caso de danos causados ao veículo por inundações, alagamentos, enxurradas e outros eventos relacionados à água (exceto por negligência ou aumento do nível da maré).
No caso do seguro básico residencial não cobre danos causados por inundações. Explica o advogado Tony Santtana.
“Os seguros básicos cobrem apenas riscos como incêndio, roubo e vendaval. Para ter cobertura contra enchentes, é necessário contratar um seguro específico para esse tipo de evento.”
Santtana alerta que muitas pessoas que contratam o seguro não estão cientes dessa limitação e só descobrem quando sofrem um sinistro.
O advogado recomenda que quem foi afetado pelas enchentes entrar em contato com a seguradora o mais rápido possível.
“É importante ler atentamente o contrato do seguro antes de assinar para saber exatamente quais são as coberturas e exclusões”, aconselha.
“Mesmo que o seguro básico não cubra o sinistro, pode haver outras opções de indenização, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou o seguro desemprego”, explica.
Leia também:
Como contratar um seguro contra enchentes?
Antes de contratar o seguro é necessário verificar com a seguradora o que está sendo coberto nos seguros básicos. Na maioria dos casos, as seguradoras cobrem esse tipo de incidente, mas é importante se resguardar antes, mesmo que a região que mora não costuma alagar.
“É importante comparar as ofertas de diferentes seguradoras e escolher a que oferece a melhor relação custo-benefício”, diz Dr. Tony Santtana. “Também é importante ficar atento às franquias e limites de indenização”, finaliza.
Além disso, é fundamental adequar às exigências da seguradora. Por exemplo, se o condutor encarar uma região alagada, ele não será coberto. Isso porque a seguradora entende que ele assumiu o risco de encarar a enchente.
Agora se ele estiver em uma região que não estava alagada e a água atingiu níveis elevados, ele será segurado.
Vale a pena contratar um seguro contra enchentes?
Se você reside em uma área com histórico de alagamentos ou se costuma trafegar por regiões suscetíveis a inundações, a resposta é sim. O seguro contra enchentes pode ser a sua salvação financeira em caso de imprevisto.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.