Sedã elétrico Mercedes-Benz EQE 300 chega com autonomia surpreendente

A Mercedes-Benz do Brasil continua a ampliar sua família de produtos 100% elétricos Mercedes-EQ, apresentando um novo modelo pelo terceiro dia consecutivo na semana com o lançamento do Mercedes-Benz EQE 300.

Trata-se de um sedã executivo de caráter esportivo e luxuoso, que entrega performance 100% elétrica e promete uma autonomia superior a 600 km com apenas uma carga em sua bateria de 89 kWh. 

O Mercedes-Benz EQE é produzido na fábrica de Bremen, na Alemanha, e chega ao Brasil pelo preço público sugerido de R$ 709.900.

Conheça o novo sedã elétrico Mercedes-Benz EQE 300

Mercedes-Benz EQE 300 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

O novo Mercedes-Benz EQE é mais aerodinâmico e tem a pretensão de elevar o conceito de sedã executivo para um nível superior. A linha de design da marca alemã é refletida em superfícies cuidadosamente modeladas e transições suaves, com destaque para a grade frontal com acabamento brilhante e que traz a estrela Mercedes-Benz multidimensional.

Em suas dimensões externas, o EQE é comparável a outros modelos da marca como o sedã Classe E e o sedã de estilo cupê CLS. Assim como este último, ele possui vidro traseiro fixo junto à tampa do porta-malas.

Motor e bateria do sedã elétrico

Mercedes-Benz EQE 300 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

O Mercedes-Benz EQE 300 é equipado com um motor que gera 245 cv de potência e com a transmissão elétrica eATS – todo o conjunto é montado no eixo traseiro do carro. O motor elétrico é do tipo síncrono permanente (PSM). Assim, o rotor do motor é equipado com ímãs permanentes e, portanto, não precisa ser alimentado com energia. 

As vantagens deste tipo de conjunto incluem alta densidade de potência, alta eficiência e alta constância de potência, segundo a marca. O motor no eixo traseiro é particularmente potente devido ao seu design de seis fases, que possui dois enrolamentos com três fases cada.

A bateria de íons de lítio é composta por dez módulos e possui um conteúdo de energia útil de 89 kWh. O software de gerenciamento de bateria permite o controle inteligente de energia do EQE.

O EQE apresenta um alto desempenho, com múltiplas acelerações sem queda de potência. Isso se deve a um conceito térmico sofisticado e diversas variantes de recuperação de energia. Neste processo, a bateria de alta tensão é carregada convertendo o movimento mecânico rotativo em energia elétrica durante o modo de sobreaquecimento ou frenagem. 

O motorista pode selecionar manualmente a desaceleração em três estágios (D+, D, D-), bem como a função de deslizamento através das borboletas atrás do volante.

O Eco Assist também oferece recuperação otimizada para diversas situações em que a desaceleração pode ser mais intensa ou mais sutil, o que acaba resultando no estilo de condução mais eficiente. 

Se possível, a desaceleração de recuperação também é usada para veículos detectados à frente. Isso ocorre até mesmo quando eles param, por exemplo, nos semáforos. O motorista não precisa pressionar o pedal do freio para isso – literalmente é uma condução utilizando apenas um pedal.

Conforto e tecnologia

 

Mercedes-Benz EQE 300 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

A última geração do MBUX, recentemente introduzida no EQS e no Classe C, também está a bordo do Mercedes-Benz EQE 300. Com software adaptável, o conceito de controle e display que se adapta completamente ao usuário e faz sugestões personalizadas para inúmeras funções de infoentretenimento.

A vida a bordo no sedã se torna também uma experiência acústica: o sistema de som surround Burmester apresenta dois perfis sonoros, que podem ser personalizados pelo motorista.

Com o objetivo de aumentar o conforto, o novo EQE conta com a suspensão pneumática Airmatic e o sistema de amortecimento adaptativo ADS+. E como todos os outros modelos da marca, o EQE possui uma célula de passageiros rígida, zonas de deformação especiais e sistemas de retenção modernos com Pre-Safe, aumentando a segurança ativa e passiva do modelo.

Mercedes-Benz EQE 300 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

O fato de o EQE ser baseado em uma arquitetura totalmente elétrica também abriu novas possibilidades de design para seu conceito de segurança. Isso significa, por exemplo, que uma posição mais favorável pode ser escolhida para a instalação da bateria, em uma área protegida contra colisão na parte inferior da carroceria. 

Assim como os modelos EQA 250 e EQB 250, lançados nesta semana, a última geração de sistemas de assistência à condução inclui inúmeras funções de apoio ao condutor. A tela de assistência no visor do motorista mostra a operação dos sistemas de assistência à condução em uma visão de tela cheia facilmente compreensível.

O novo Mercedes-Benz EQE 300 traz um pacote de energia desenvolvido em parceria com a Enel X Way – linha de negócios global do Grupo Enel dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica – que inclui um carregador wallbox e instalação.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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