SUV elétrico Mercedes-Benz EQA 250 chega ao Brasil com 190 cv

A Mercedes-Benz do Brasil apresentou seu mais novo veículo 100% elétrico: o Mercedes-Benz EQA 250, um SUV com design esportivo e perfil urbano. O novo EQA é um membro da família de compactos da Mercedes-Benz e, segundo a marca, “entrega todas as características da versão a combustão GLA, combinadas com um motor elétrico eficiente”. 

O novo Mercedes-Benz EQA 250 é produzido na fábrica de Rastatt, com o sistema de bateria fornecido pela subsidiária da Mercedes-Benz Accumotive, em Kamenz, ambas na Alemanha. As primeiras unidades do SUV elétrico chegam às concessionárias brasileiras pelo preço público sugerido de R$ 480.900.

Confira os detalhes sobre o novo Mercedes-Benz EQA 250

Mercedes-Benz EQA 250 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

O Mercedes-Benz EQA 250 é equipado com motor elétrico que desenvolve 190 cv de potência. A bateria de íons de lítio, que fica na parte inferior do veículo, tem uma capacidade de 66,5 kWh. O veículo tem autonomia de até 496 quilômetros (método WLTP).

Para estabelecer o padrão de conforto de ruído e vibração da marca, foram adotadas medidas visando isolar o trem de força elétrico do chassi e da carroceria. O sistema tem capacidade de carga de 11 KWh em um carregador de corrente alternada (AC) e de até 100 kWh em um carregador rápido de corrente contínua (DC). 

Para reforçar o aspecto dinâmico e esportivo, o EQA 250 no Brasil recebe o Pacote AMG de acabamento externo e interno como equipamento de série, incluindo diversos itens exclusivos como parachoques, rodas de 19 polegadas, bancos e volante esportivo e tapetes AMG entre outros detalhes de acabamento.

O EQA utiliza a grade do radiador com painel preto e estrela central que é a marca registrada dos modelos Mercedes-EQ. Outra característica distintiva de design é a faixa de luz contínua na frente e na traseira. Uma faixa de fibra ótica horizontal conecta as luzes diurnas dos faróis full-LED, garantindo um alto nível de reconhecimento tanto à luz do dia quanto à noite. 

Destaques na cor azul dentro do farol reforçam a assinatura Mercedes-EQ. As lanternas de LED fundem-se na faixa de luz de LED, destacando assim a impressão de maior largura na traseira do EQA. A posição da placa foi realocada na comparação com o GLA, passando da tampa do porta-malas para o para-choque traseiro.

Mercedes-Benz EQA 250 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

A posição do banco é alta e vertical, como é típico de um SUV tornando-o mais confortável para entrar e sair, mas também em termos de visibilidade geral. O encosto do banco traseiro é rebatível na proporção 40:20:40.

Eficiência aerodinâmica e assistência à condução

Mercedes-Benz EQA 250 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

Eficiência aerodinâmica é um fator chave e com um valor de coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,28, o EQA alcança um excelente resultado. Entre as medidas aerodinâmicas mais importantes estão o sistema de controle de ar de refrigeração completamente fechado na parte superior, os para-choques dianteiro e traseiro aerodinamicamente eficientes, proteções na parte inferior, rodas otimizadas e spoilers adaptados. 

Uma bomba de calor faz parte do sofisticado sistema de gerenciamento térmico. O sistema inova com a reutilização do calor residual do sistema de acionamento elétrico e foi configurado para ampliar a autonomia do modelo.

O Pacote de Assistência à Condução, com nível 2 de condução semiautônoma, vem de série e inclui os seguintes assistentes:

  • Assistente ativo de distância Distronic
  • Assistente ativo de direção
  • Assistente ativo de frenagem
  • Assistente ativo de manutenção de faixa
  • Assistente ativo de ponto cego
  • Assistente de tráfego cruzado
  • Assistente de aviso de desembarque

A carroceria do Mercedes-Benz EQA 250 foi desenhada para atender às demandas específicas de um veículo elétrico. A bateria fica dentro de um quadro especial que assume uma função estrutural. Um protetor na área frontal da bateria é capaz de evitar que a unidade de armazenamento de energia seja perfurada por objetos estranhos.

Tecnologia a bordo

Mercedes-Benz EQA 250 (Foto: Divulgação/Mercedes-Benz)

O sistema de infoentretenimento Mercedes-Benz User Experience (MBUX) está presente com uma tela de 10,2 polegadas e pode ser configurado individualmente. Principais vantagens do sistema são um computador potente, telas e gráficos de alta qualidade, apresentação personalizável e controle de voz ativado pela palavra-chave “Olá, Mercedes”. 

O conteúdo especial Mercedes-EQ no display de mídia pode ser usado para acessar menus relacionados a opções de carregamento, consumo elétrico e fluxo de energia. No painel de instrumentos, uma tela de 10 polegadas, o lado direito é um wattímetro – em vez de um contagiros. 

A parte superior mostra a porcentagem de energia utilizada e a parte inferior a recuperação. O instrumento do lado esquerdo pode ser usado para mostrar se o destino pode ser alcançado sem uma parada de carregamento provisória. As cores mudam de acordo com a situação de condução.

Assim como os modelos EQC 400 4MATIC e Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ lançados em 2020 e 2022, o novo EQA 250 traz um pacote de energia desenvolvido em parceria com a Enel X Way – linha de negócios global do Grupo Enel dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica – que inclui um carregador wallbox e instalação.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar