Se você preza por segurança não vai querer comprar esses carros

O que você leva em consideração ao pesquisar por um carro para comprar? Boa parte delas vai responder que preza por segurança. Se você é uma delas, evite um dos modelos que vamos citar no post, pois alguns deles apresentam algumas falhas que podem colocar você e sua família em risco. Entenda!

segurança veicular
Carros com notas baixas de segurança (Foto: Freepink)

Carros para evitar se você preza por segurança

Os veículos citados abaixo passaram pelo teste de colisão do Latin NCAP, onde o nível de segurança, tanto para motorista quanto para os demais passageiros, de idades e tamanhos distintos são verificados. A nota é dada em estrelas, e varia entre 0 (sem segurança) e 5 (muito seguro).

A matéria levou em consideração os resultados dos últimos testes e sem muita conversa, vamos ao resultado:

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Peugeot 208

Apesar de vir de fábrica com 4 airbags, o Peugeot 208 também pode oferecer risco ao condutor e passageiros. O carro mais barato da marca francesa vendido aqui obteve duas estrelas (de cinco) na avaliação. 

O motivo é a estrutura do habitáculo, que é o compartimento fechado destinado ao condutor e os passageiros. Essa estrutura deve oferecer conforto e segurança, temperatura agradável e ar de qualidade.

teste colisão
Teste de colisão realizado no Peugeot 208 (Foto: Divulgação/NCAP)

Honda WR-V

Por cerca de R$ 90 mil você levava um Honda WR-V para casa. Um bom preço para um SUV, visto o que é cobrado pelos concorrentes, mas não é uma boa escolha se você preza pela segurança. 

O modelo que saiu de linha em 2022 recebeu apenas 1 estrela no teste de colisão, por conta da baixa resposta para colisões laterais. Como no Brasil, ela não é obrigatória, o WR-V continuou sendo vendido aqui, mesmo sem os airbags laterais. Talvez este seja o motivo de ter saído de linha aqui, mas países da Ásia já receberam a versão 2023. 

JAC E-JS1

O JAC E-JS1 é o elétrico mais barato do Brasil. Apesar do preço atrativo para quem busca mais economia em relação aos carros abastecidos com combustíveis fósseis, o JAC E-JS1 deixa a desejar na questão da segurança. 

No teste do Latin NCAP, o modelo recebeu duras críticas no quesito impacto, por não oferecer a segurança adequada em caso de colisões. Além disso, pesa o fato da energia não ser cortada após a colisão, aumentando os riscos de choque elétrico. 

Hyundai Tucson

A versão atual recebeu 3 estrelas nos testes de impacto, no entanto a versão anterior recebeu 0 estrelas do Latin NCAP. O motivo foi a presença de apenas dois airbags frontais, o que aumenta o risco de ferimentos ou óbitos em colisões frontais. 

teste colisão Tucson
Teste de colisão Hyundai Tucson (Foto: Divulgação/NCAP)

Também há queixas de proprietários quanto ao desalinhamento precoce, visto que com menos de 1.500 quilômetros rodados, alguns modelos já “puxavam” para direita ou esquerda. Além disso, há vibração excessiva quando o veículo atinge velocidades superiores a 100 km/h, portanto dê preferência a versão mais nova da Tucson. 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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