Teste: Peugeot 208 Style é hatch 1.0 aspirado recheado de equipamentos

O Peugeot 208 ganhou nova vida no mercado brasileiro desde a chegada da linha 2023, que trouxe motorização 1.0 Firefly à gama do compacto e permitiu ao modelo ocupar uma faixa de preços mais baixa. Com isso, o hatch passou a concorrer diretamente com rivais como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. De olho nisso, testamos o Peugeot 208 Style para responder à pergunta: vale a pena comprar o hatch em 2023?

Conheça os pontos positivos e negativos do Peugeot 208 Style 2023

Dianteira Peugeot 208 Style
Faróis full LED fazem parte do pacote de itens de série do 208 Style (Foto: Gustavo de Sá/Garagem360)

O Peugeot 208 Style surgiu na estreia da linha 2023 do compacto, que marcou a chegada da motorização 1.0 para o hatch – algo que não acontecia para um modelo da marca desde os tempos do 206, já que 207 e o primeiro 208 tinham motores 1.4 e 1.5 nas versões de entrada, respectivamente.

O motor 1.0 Firefly flex do 208 produz 75/71 cv (E/G) de potência a 6.000 rpm e 10,7 kgfm de torque a 3.500 rpm (com etanol). Quando abastecido com gasolina, o torque máximo, de 10 kgfm, surge um pouco mais cedo, a 3.250 rpm. O câmbio do hatch com esta motorização é sempre manual de 5 marchas.

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Na gama renovada, além da série Style, o Peugeot 208 com motor 1.0 também pode ser encontrado na opção de acesso Like (R$ 79.990). Desde a configuração básica, o modelo já traz de série itens interessantes para o segmento, como luzes de rodagem diurna (DRL) em LED, central multimídia com tela de 10,3” e espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, 4 airbags, vidros e retrovisores elétricos, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.

A edição Style (R$ 84.990), como o nome sugere, aposta em visual exclusivo. Para isso, recebe faróis full LED com máscara negra, rodas de liga leve de 16” e acabamento na cor preta, aerofólio exclusivo e retrovisores em preto brilhante.

Do lado de dentro,o hatch recebe padronagem exclusiva para os bancos de tecido, com costuras em azul, além de tapetes com o nome da versão bordado e carregador de celular por indução. O modelo traz ainda sensor de estacionamento, teto panorâmico e câmera de ré. O ambiente interno repete o bom acabamento das demais versões, com plásticos de qualidade satisfatória e encaixe correto das peças.

Traseira Peugeot 208 Style
208 Style aposta em rodas de 16″ na cor preta para se diferenciar das demais versões (Foto: Gustavo de Sá/Garagem360)

Ao volante

O Peugeot 208 Style 2023 surpreende positivamente ao volante. A calibração do 1.0 Firefly, de origem Fiat, faz o novo motor se encaixar perfeitamente na proposta do hatch compacto produzido na Argentina. As respostas em baixas rotações são convincentes no uso urbano, com boa entrega de torque.

Em rodovias, o 208 1.0 consegue acompanhar o ritmo dos demais carros sem sufoco, mesmo com o peso de ordem de marcha de 1.102 kg (55 kg a mais que o acabamento Like 1.0). Para isso, basta saber usar corretamente o ‘bom e velho’ câmbio manual nas reduções.

Segundo dados de fábrica, o 208 1.0 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e chegar à velocidade máxima de 162 km/h (em ambos os casos, quando abastecido com etanol).

A caixa de câmbio, também de origem Fiat, traz trambulador exclusivo e conta com engates ainda um pouco longos, mas precisos. Ponto a ser destacado é a ergonomia do hatch, cujo desenho do painel – com volante diminuto e quadro de instrumentos elevado – proporciona ótima posição de guiar. 

Vale ressaltar a presença do ajuste de distância para o volante, além da regulagem de altura. Os bancos dianteiros trazem ainda ajuste milimétrico do encosto, algo cada vez mais raro até para carros de categoria superior. Faz falta apenas o ajuste de altura para os cintos, o que pode incomodar os motoristas mais altos.

A suspensão possui ajuste mais firme e garante bom nível de estabilidade em velocidades mais altas. No dia a dia, a calibração é competente ao absorver as irregularidades do asfalto e não repassar as imperfeições à cabine.

Interior Peugeot 208 Style
Cabine do hatch traz bom nível de acabamento e multimídia com tela de 10,3″ (Foto: Gustavo de Sá/Garagem360)

Consumo real do Peugeot 208 Style

O grande destaque do Peugeot 208 1.0 é o consumo de combustível. Em nossa avaliação, utilizando gasolina e com o ar-condicionado ligado, conseguimos as médias de 11,4 km/l na cidade (com trânsito moderado) e 18,6 km/l na estrada. Com relação um pouco mais longa da 5ª marcha, o motor gira a confortáveis 3.000 rpm a 100 km/h e a 3.550 rpm a 120 km/h.

Segundo dados oficiais do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, o 208 Style 1.0 2023 alcança as marcas de 9,6 km/l (cidade) e 11 km/l (estrada), com etanol. Quando abastecido com gasolina, as médias de consumo são de 13,6 km/l (cidade) e 15,5 km/l (estrada).

Motor 1.0  Peugeot 208 Style
Motor 1.0 Firefly, de até 75 cv, deu fôlego às vendas do 208 (Foto: Gustavo de Sá/Garagem360)

Espaço interno e ausências

Além da já citada falta de ajuste de altura dos cintos, também poderiam fazer parte da lista de itens de série do hatch o sistema de rebatimento do espelho direito (tilt-down), banco traseiro bipartido, alarme volumétrico e controle de cruzeiro – que vinha de série na linha 2022 do 208. Ainda assim, nenhum outro hatch 1.0 aspirado do mercado traz lista tão recheada de equipamentos.

Ponto que deixa a desejar no hatch é o espaço interno, com menor área para as pernas e ombros no banco traseiro na comparação com os principais rivais. Com estrutura desenvolvida com foco no público europeu, o modelo tem portas traseiras com pouco ângulo de abertura, que dificultam a entrada e saída de passageiros. No porta-malas, a capacidade é de 265 litros (pelo padrão de medição VDA). 

Espaço interno Peugeot 208 Style
Espaço traseiro do hatch é limitado, assim como o ângulo de abertura das portas (Foto: Gustavo de Sá/Garagem360)

Custo-benefício do hatch

A realidade atual do mercado brasileiro é a de carros com motor 1.0 aspirado custando entre R$ 70 mil e R$ 90 mil, em média. Tomando isso como base, o Peugeot 208 Style traz um conjunto competitivo para o segmento, ao unir equipamentos antes exclusivos de versões topo de linha (como os faróis full LED e o teto panorâmico) à motorização econômica. 

Na comparação com o principal rival em porte e proposta, o Hyundai HB20 Limited 1.0 aspirado (R$ 88.190), o Peugeot 208 Style tem vantagem de R$ 3.200 no preço e ainda traz itens indisponíveis no concorrente, como os faróis full LED, as rodas de 16″ e o teto panorâmico. O modelo da Hyundai, por sua vez, leva vantagem ao ser o único com airbags de cortina, sistema de conectividade remota BlueLink e acendimento automático dos faróis. 

Para quem não abre mão de economizar na hora de pagar a conta do posto de combustíveis, mas quer ter um carro 0 km completo, o 208 Style mostra-se como uma das opções mais acertadas no mercado atualmente. Prova disso é a recuperação nas vendas do hatch após a chegada da nova linha, com aumento de 83% nos emplacamentos em 2022 (na comparação com o ano anterior). Sinal de que a sinergia entre Peugeot e Fiat após a criação da Stellantis fez muito bem à marca de origem francesa.

Gustavo de Sá
Gustavo de SáGraduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.
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