A Scania fez uma parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Ilha Solteira (SP) para iniciar testes com ônibus elétrico. A iniciativa visa entender como o veículo eletrificado se comporta em altas temperaturas e o uso da modelagem computacional para aprimorar a eletrificação no transporte comercial.
Testes com ônibus elétrico no Campus da UNESP
O ônibus veio para a fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP) e de lá para cá passou por testes, além do transporte exclusivo dos colaboradores em ambiente interno.
VEJA TAMBÉM
Agora, a operação, que deve durar 12 meses, ficará a cargo da coordenação de pesquisadores da graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia da UNESP.
O intercâmbio entre a Scania e a Universidade prevê a realização de ensaios com professores e alunos em postos como engenharia da computação, modelagem computacional, dinâmica de uso, tráfego, escoamento de fluidos nos sistemas, além de análise estatística dos dados fornecidos.
“Para que uma tecnologia se consolide por completo é necessário que equipes profissionais multidisciplinares adquiram conhecimento e experiência em torno dela. Nós investimos constantemente no desenvolvimento de competências dentro da Scania, mas entendemos a necessidade de irmos além da nossa fábrica e decidimos levar nosso ônibus BEV até os acadêmicos, pesquisadores e estudantes de engenharia”, conta Marco Garcia, consultor de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania Latin America.
Os dois lados ganham
As informações coletadas e os resultados da parceria serão disponibilizadas em tempo real para as unidades da Scania no Brasil e Suécia, os dois principais polos da marca no mundo.
“Queremos levar um pouco de conhecimento técnico e de negócios reais para a universidade, uma maneira de contribuir e oxigenar a visão acadêmica. E para nós, é uma grande aposta para aumentar o capital de conhecimento global da Scania, amplificando a jornada de desenvolvimento de veículos eletrificados”, destaca Marco.
Esta é uma parceria inédita na UNESP. O que trouxe grandes expectativas para a comunidade acadêmica. Segundo o Prof. Dr. Leandro Oliveira Salviano, o intuito é abrir portas para outras oportunidades semelhantes para qualificação dos alunos e da instituição.
“É um treinamento de técnicos e engenheiros da própria Scania, para uso das ferramentas que nós vamos desenvolver no projeto, além do envolvimento dos estudantes da UNESP de forma a prepará-los e colocá-los em contato com uma empresa de ponta, multinacional, como a Scania”, conclui.