Saiba quando vence o prazo de licenciamento para placas 9 e 0 no Paraná

Proprietários de veículos com placas finais 9 e 0 devem ficar atentos ao prazo final de pagamento do licenciamento 2022; saiba mais

Encerra-se na próxima quarta-feira (30) o prazo para pagamento da taxa do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) para veículos com placas final 9 e 0 no Paraná. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR) orienta para que os proprietários de veículos realizem o pagamento dentro do prazo, evitando assim, circular com o veículo irregular.

Saiba como pagar o licenciamento 2022 no Paraná

Fique atento às datas para não perder o prazo do licenciamento 2022 (Foto: Albari Rosa/AENPR)

Para ter acesso ao boleto com a taxa do licenciamento 2022, que no Paraná tem o valor único de R$ 86,50, basta acessar o portal do Detran-PR ou o aplicativo Detran Inteligente. A taxa pode ser quitada por meio de PIX, em caixas eletrônicos ou pelo internet banking dos bancos arrecadadores credenciados – Banco do Brasil, Santander, Sicredi, Bancoob (Sicoobe) e Rendimento.

O CRLV-e é emitido em até três dias após a quitação dos débitos do veículo e está disponível exclusivamente em versão digital, podendo ser emitido pelo portal do Detran-PR, ou pelos aplicativos Carteira Digital de Trânsito (CDT) e Detran Inteligente.

Calendário do Licenciamento 2022 no Paraná, de acordo com o final de placa:

  • Final 1 e 2 – agosto
  • Final 3, 4 e 5 – setembro
  • Final 6, 7 e 8 – outubro
  • Final 9 e 0 – novembro

A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o motorista, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Motivos que impedem a regularização do documento

Após paga a taxa, proprietário tem acesso à versão digital do CRLV (Foto: Divulgação)

O licenciamento é uma taxa anual que deve ser paga para renovar o CRLV. No entanto, para que o tributo possa ser quitado, o proprietário deve estar em dia com as demais obrigações do veículo, como o pagamento de multas, caso existam, e do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

Veja as condições para pagar o licenciamento 2022:

  • Quitação integral do IPVA de 2022;
  • O veículo deve ter sido licenciado no exercício de 2021 e não deve apresentar eventuais débitos (como multas e DPVAT). Havendo débitos, deverão ser quitados;
  • O veículo não poderá apresentar restrições judiciais ou administrativas. Exemplos: bloqueios judiciais, bloqueios administrativos (falta de transferência, apreensão, etc), registro de furto ou roubo;
  • Se o veículo for movido a gás natural (GNV), deve-se fazer a inspeção anual de segurança veicular antes de pagar o licenciamento. O laudo da inspeção deve estar válido e não pode ter sido utilizado para emitir outro CRLV-e (exceto se foi emitido em até 60 dias antes da data do licenciamento).

Caso qualquer das condições acima não seja satisfeita, o proprietário não poderá concluir o licenciamento 2022 e, portanto, não conseguirá emitir o seu CRLV-e atualizado.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA