Saiba quais são os dez carros mais velozes do mundo em 2022
Carros mais velozes do mundo em 2022: nada de Ferrari, Porsche ou Lamborghini. Veja a lista com 10 modelos que vão te surpreender
Sempre houve um fascínio, entre os fabricantes de carros e o público, em torno da rapidez com que os carros de produção “comuns” podem ir. Assim, o Garagem360 foi apurar os carros mais velozes do mundo em 2022.
Desde o Benz Velo com seus 12 km/h em 1894, os fabricantes procuram esticar o desempenho de seus modelos na estrada. Em 1955, a Mercedes-Benz já havia quebrado a barreira dos 240 km/h com o 300SL e a partir daí o recorde de carro de produção mais rápido subiu gradualmente, com Lamborghini, Ferrari e Porsche reivindicando o título, enquanto as velocidades se aproximavam dos 320 km/h.
Em 1987, a Ferrari atingiu 323,5 km/h com o F40 – o primeiro carro de produção a exceder os 320 km/h. Desde então, uma série de carros raros e caríssimos o superaram, chegando perto das míticas 300 milhas por hora (482,8 km/h).
Os dez carros mais velozes do mundo em 2022
Estabelecer uma lista definitiva dos carros de produção mais rápidos do mundo não é uma tarefa simples. Existem discussões intermináveis sobre o que é exatamente um “carro de produção”, se as velocidades foram registradas em uma ou duas corridas, além de muitas marcas reivindicando velocidades teóricas, mas não comprovadas.
Portanto, para simplificar as coisas a lista a seguir traz carros em produção com suas velocidades declaradas.
10- McLaren F1 – 386,4 km/h
Mesmo em uma lista de carros que podem fazer quase 300 milhas por hora (482,8 km/h), o McLaren F1 se destaca. Lançado em 1993, foi (e é) uma maravilha de engenharia, projetada pelo gênio Gordon Murray, usando uma riqueza de técnicas inspiradas no automobilismo para obter seu desempenho de cair o queixo.
O V12 de 618 cv e 6,1 litros da BMW impulsiona o McLaren F1 de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos. Em 1998, o carro atingiu seu recorde de 386,4 km/h. Surpreendentemente, essa marca levou sete anos para ser quebrada. Ainda hoje, o F1 é o carro com motor aspirado mais rápido detodos os tempos.
9- Koenigsegg CCR – 388 km/h
Com a velocidade áxima de 388 km/h, o Koenigsegg CCR capturou o título do carro da McLaren em 2005. Usando um Twin SuperChargers, o CCR desenvolve 817 cv, catapultando a pequena fabricante sueca de carros à fama internacional.
8- McLaren Speedtail – 402,3 km/h
O McLaren Speedtail atinge os 100 km/h em apenas 2,9 segundos, a caminho de sua velocidade máxima de 402,3 km/h. Tido como “sucessor espiritual” do McLaren F1, o Speedtail tem estrutura monocoque de fibra de carbono. Ele também possui um sistema de transmissão híbrido a gasolina que gera um total de 1.070 cv a partir de um único motor elétrico e de um V8 de 4,0 litros de turbo duplo.
7- Bugatti Veyron – 408,5 km/h
Quando o Grupo Volkswagen anunciou seus planos para o Veyron, muitas pessoas pensaram que os chefes estavam loucos. No entanto, parece que com dinheiro e força de vontade suficientes você pode fazer com que tudo aconteça. Em 2005, Bugatti revelou o Veyron com um motor W16 quad-turbo de 8,0 litros e 1.015 cv. Na época, era o carro mais caro e poderoso do mundo e rapidamente se tornou o mais rápido, atingindo 408,5 km/h.
6- SSC Ultimate Aero TT – 412,2 km/h
A montadora SSC, dos EUA, pode não ter o poderoso apoio corporativo que Bugatti desfruta, mas isso não a impediu de produzir dois dos carros de estrada mais rápidos de todos os tempos. O Ultimate Aero TT foi seu primeiro recorde, estabelecendo uma velocidade, verificada em duas corridas, de 412,2 km/h em 2007. O hipercarro de fibra de carbono é alimentado por um V8 duplo proveniente do Corvette e depois afinado para produzir 1.115 cv. Vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos.
5- Bugatti Veyron Super Sport – 431 km/h
O Super Sport foi a resposta direta de Bugatti ao SSC, que ousara roubar seu título. Alguns ajustes aqui e ali, incluíram extrair 200 cv extras do motor de 1.015 cv do Veyron Standard. Dessa forma, pulverizou o recorde do Ultimate Aero TT, atingindo os 431 km/h.
4- Hennessey Venom GT — 434,5 km/h
Ao contrário dos outros nomes desta lista, a Hennessey não é uma fabricante de carros. A empresa se concentra em ajustar modelos existentes para oferecer desempenho absurdo e às vezes recorde. Surpreendentemente, o Venom GT é baseado no Lotus Exige, mas no lugar do V6 de 3,5 litros, o Venom tem um V8 de 7 litros equipado com turbocompressores duplos. Isso significa 1.261 cv e uma velocidade máxima de 434,5 km/h.
A Hennessey diz que o sucessor do Venom GT, o Venom F5, será capaz de fazer mais de 480 km/h. A conferir.
3- Koenigsegg Agera RS – 447,1 km/h
Como se a velocidade oficial não tivesse muita importância, a marca do Agera RS foi definida em uma seção fechada de duas corridas em via pública, usando um carro de cliente – em vez da pista de teste ou pista usual usada para essas tentativas. O hipercarro sueco de 1.360 cv atingiu impressionantes 447,1 km/h em uma das duas corridas.
2- SSC Tuatara – 474,8 km/h
Já tendo obtido o recorde uma vez, o SSC deve conquistá-lo novamente. No entanto, depois de reivindicar erroneamente em 2020 que o Tuatara havia atingido 508,6 km/h, a SSC voltou e começou novamente, determinada a fornecer provas mais claras a respeito do carro. Em 2021, atingiu os 455,3 km/h.
No final de maio de 2022, deu um passo adiante, atingindo os 474,8 km/h em uma única corrida. A potência para essas velocidades vem de um V8 duplo de 5,9 litros, colocando 1.750 cv nas rodas traseiras do hipercarro de fibra de carbono de 1.247 kg.
1- Bugatti Chiron Super Sport 300+ – 490.4 km/h
Com o Chiron Super Sport 300+, a Bugatti tornou-se a primeira marca a quebrar a barreira das 300 milhas por hora. Para alcançar o feito, aprimorou o Quad Turbo W16 de 8,0 litros para produzir 1.600 cv antes de enviá-lo na pista de teste Ehra-Lessien, na Alemanha. As versões de produção do carro mais rápido do mundo na atualidade custam o equivalente a R$ 27,5 milhões.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.