Saiba identificar os sinais de desgaste dos discos de freio

Componente do carro que tem máxima importância para garantir o conforto e a dirigibilidade segura, o sistema de freios deve ser mantido sempre em bom estado de funcionamento. O item deve fazer parte das manutenções periódicas na oficina mecânica, a fim de evitar acidentes e maiores prejuízos ao motorista.

Os problemas com o sistema de frenagem geralmente envolvem os discos de freio, que costumam emitir alguns sinais quando estão desgastados. Com a ajuda dos especialistas da Fremax, fabricante desses componentes, trazemos dicas sobre como identificar os sinais de desgaste dos discos de freio.

Dicas para identificar os sinais de desgaste dos discos de freio

Saiba identificar sinais de desgaste dos disco de freio (Foto: Divulgação)

A durabilidade do sistema de freios varia, pois está ligada, principalmente, às condições de uso do carro. Por isso, o dono do veículo deve ficar atento ao desempenho dos componentes, em especial dos discos, peças essenciais para o funcionamento do mecanismo.

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No sistema de freio a disco, após o acionamento do pedal, uma pressão hidráulica é gerada no fluído de freio impulsionando-o para dentro das pinças, o que faz mover o pistão. Essa ação faz com que as pastilhas, que estão conectadas ao pistão, pressionem o disco de freio, criando o atrito necessário para frear as rodas do veículo.

O desgaste dos discos de freio compromete a correta frenagem do veículo, conforto e segurança do motorista e ocupantes. Nesse caso, a sua troca deve ser feita por produto similar com procedência e qualidade certificadas. 

O desgaste de outras peças do sistema, como pastilhas, pode contribuir para a redução da vida útil do componente. Por isso, é tão importante revisar o estado de conservação de todas as peças do sistema de frenagem. E, ao identificar, problemas, levar o carro imediatamente à uma oficina mecânica de confiança para manutenção.

Ao identificar sinais de desgaste, leve o carro à oficina (Foto: Divulgação)

Quanto à vida útil do disco de freio, como dito acima, depende das condições de uso a que o automóvel é submetido, além do hábito de direção do condutor. Evitar terrenos com muitos detritos e freadas bruscas, garantem um prazo de validade maior a esse componente.

Confira, a seguir, os três principais sinais do desgate dos discos de freio.

  1. Vibrações – Quando vibrações ocorrem ao frear o veículo, isso pode indicar problemas no disco de freio. Isso porque, com o passar do tempo, o contato intenso com as pastilhas vai consumindo a superfície do disco, podendo isso ocorrer de forma irregular. A consequência é a formação de ondulações que causam tremores e ruídos quando o freio é acionado. Caso você identifique esse tipo de problema, faça a manutenção imediata do conjunto.
  2. Dificuldade para frear – Outro sinal importante que demonstra algum tipo de problema no disco de freio é a dificuldade para frear. Na prática, o uso intenso do freio ou oxidação elevada (não superficial) sofrida também pode gerar áreas porosas na superfície do disco. Essa condição prejudica a funcionalidade da peça, já que o contato entre o disco e a pastilha não é feito de forma efetiva. Para compensar essa ineficiência, o motorista acaba tendo que exercer uma força maior no pedal, pois se torna mais difícil reduzir a velocidade do veículo.
  3. Pedal duro – O pedal duro demais já indica falhas no mecanismo de assistência. Também conhecido como hidrovácuo, o mecanismo cumpre a função de tornar o acionamento dos freios mais leve. No entanto, ele pode perder eficiência devido a desgastes no disco de freio. Há ainda a hipótese de o pedal duro estar relacionado com a baixa qualidade das peças do sistema. Desse modo, realizar a manutenção substituindo itens com marcas confiáveis é um cuidado bastante recomendado.
Discos de freio: fique atento à qualidade das peças (Foto: Divulgação)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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