Saiba como transportar bagagens dentro e fora do carro sem receber multa

O transportar bagagens deve ser feito de forma segura. Veja no post o que pode e o que não pode em relação ao tema.

Transportar bagagens de forma adequada vai garantir a segurança e evitar multas. Por isso, nada de levar qualquer objeto no capô do carro e em outros locais proibidos. Leia o post e fique por dentro do tema. 

transporte de bagagem

O transporte de bagagens deve ser feito de forma correta. Foto: Freepik

Como transportar bagagens com segurança

Veja as dicas da LeasePlan, líder mundial no setor de car as a service, para acomodar suas malas e objetos no carro. 

O que diz a legislação

O artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe colocar qualquer bagagem no tampão interno do porta-malas, pois pode obstruir a visão do retrovisor interno dos veículos, o que é considerado uma infração grave sujeita à multa.

Outro cuidado refere-se ao peso máximo que o veículo pode carregar. Essa informação pode ser encontrada no manual. Trafegar com excesso de carga é infração grave com penalidade de R$ 195,23 e medida administrativa de retenção do veículo até que a situação seja resolvida. Ou seja, até que o excedente de carga seja removido.

Cuidado com objetos soltos

Bagagens como bolsas, mochilas, pequenos objetos e embrulhos soltos podem ser transportados no interior do carro, no entanto é importante prendê-los, já que mesmo itens pequenos podem ser perigosos em caso de um acidente. 

Em uma colisão, objetos soltos podem se chocar contra os passageiros, agravando os ferimentos, portanto o ideal é transportar qualquer tipo de bagagem no porta-malas ou no porta-luvas. 

Já bagagens maiores são consideradas cargas, dessa forma não podem ser transportadas soltas no veículo. Se não forem transportadas no porta-malas, o condutor pode ser multado. 

Bagageiro no teto

Segundo a LeasePlan, o bagageiro de teto é uma opção para quem tem um porta-malas pequeno. Mas atenção: os tetos suportam em torno de 50 a 80 quilos. Por lei, a carga não pode passar de 50 cm de altura.

bagageiro no teto

O bagageiro no teto pode mudar o centro de gravidade do veículo. Cuidado! Foto: Freepik

Vale ressaltar que o centro de gravidade pode mudar com a instalação do bagageiro de teto, deixando o carro mais instável. Por isso é fundamental sempre reduzir a velocidade nas curvas, visto o risco de capotamento. 

Dicas extras: como acomodar bagagens no veículo

  • Malas devem ficar no fundo e nas laterais do veículo. No meio, o ideal é colocar malas menores e mais leves;
  • Sacolas e caixas de isopor devem ser colocadas por último;
  • Mochilas podem ir por cima das malas;
  • No tampão interno do porta-malas o ideal é viajar sem bagagem. Mesmo pequenos objetos podem ferir os passageiros em caso de acidente.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA