Saiba como participar da ação para superar medo de dirigir do Detran-SP

O Detran-MS abriu as inscrições para programa que ajuda quem tem síndrome do pânico, insegurança e medo de dirigir veículos

Estão abertas as inscrições para o programa “Vencendo o Medo de Dirigir” oferecido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). O projeto integrado com a Clínica Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) é gratuito.

Saiba como participar do programa “Vencendo o Medo de Dirigir”

Ato de dirigir nem sempre é tranquilo para o motorista (Foto: Reprodução)

O “Vencendo o Medo de Dirigir” é desenvolvido por meio de encontros presenciais entre as pessoas que, por iniciativa própria, buscam apoio no programa. Entre as ações, são desenvolvidas atividades de reflexão e de vivências, por interação com profissionais especialistas de trânsito do Detran-MS e psicólogos da Clínica Escola da UCDB.

São desenvolvidas dinâmicas de grupo para detectar os tipos de fobias e dificuldades. São programadas, ainda, atividades individuais para conhecer, acompanhar e avaliar o desempenho de cada participante durante um tempo previamente estipulado.

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente pelo telefone (67) 3368-0237, das 8h às 11h e das 14h às 16h, ou pelo e-mail diedu@detran.ms.gov.br – a mensagem deve conter o nome completo e o telefone do pretendente, e a frase “quero participar do programa vencendo o medo de dirigir” no campo assunto.

Conteúdo

Motoristas frequentam aulas e palestras (Foto: Divulgação/Detran-MS)

Durante quatro meses, os alunos são atendidos com acolhida, aula inaugural; psicoterapias; desenvolvimento dos conteúdos legislação de trânsito, regras de circulação, direção defensiva e noções de mecânica veicular; e aula prática de de quebra gelo, no contexto do trânsito.

Segundo a professora Inês Pereira, chefe do setor de Educação do Detran-MS, o objetivo é ajudar homens e mulheres que têm a síndrome do pânico e insegurança quando se trata de dirigir veículos automotores. “ Muitos dos alunos possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas não conseguem usufruir por medo”, diz.

(Foto: Pixabay)

Depois da acolhida, os alunos são encaminhados à UCDB, onde participam das sessões de psicoterapia, que duram três meses. Em seguida, retornam ao Detran-MS para aprender mais sobre legislação, regras e a prática no trânsito de fato. 

“Ao finalizar todas as etapas, o participante passa por uma avaliação para analisar se os objetivos foram alcançados e se está pronto para conduzir um veículo”, afirma a coordenadora do programa.

Em 15 anos de atividades, o “Vencendo o Medo de Dirigir”  já atendeu mais de 20 mil pessoas. “É um projeto que nos orgulha muito e ao longo dos anos tem ajudado milhares de homens e principalmente mulheres a superarem seus medos”, afirma Inês Pereira. 

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile