Saiba como o peso da moto influi na pilotagem 

O peso da moto é questão que frequentemente suscita dúvidas. Quilos a mais ou a menos fazem diferença no grau de dificuldade de pilotagem.

O peso da moto é uma questão que frequentemente suscita dúvidas, seja quando se discute sobre qual o melhor modelo para o dia a dia ou quando se debate a performance e o desempenho de motocicletas.

Em ambos os casos, quilos a mais ou a menos fazem diferença. Saber quanto pesa uma moto de 125, 150cc ou 160cc, é, em geral, uma informação importante para quem está começando. Quanto mais leve for uma motocicleta, mais simples será sua gestão, especialmente por quem não for muito experiente.

Com a ajuda de especialistas da Honda Motos, trazemos a seguir explicações sobre como o peso de uma moto influi na pilotagem.

A depender do uso, o peso da moto pode ser vantagem ou desvantagem

Como pilotar a moto com garupa

Presença de garupa aumenta o peso e torna a pilotagem menos ágil (Foto: Divulgação)

No mundo das competições de motociclismo, seja no off-road ou na motovelocidade, a moto pesar o menos possível será sempre um fator positivo, tanto para facilitar o trabalho do piloto na hora das mudanças rápidas de direção quanto para aproveitar ao máximo a energia gerada pelo motor – e. por consequência, melhorar a capacidade de alcançar velocidades maiores de modo mais rápido.

A presença ou não de garupa é um exemplo simples para mostrar a influência do peso da moto na pilotagem: quando estamos acompanhados por alguém, é fácil notar que as reações da motocicleta aos nossos comandos ficam menos imediatas.

Mudar a trajetória, frear, acelerar – tudo ocorre de modo muito mais lento, e quanto menos potente for a moto, maior será a influência dos quilos a mais. No caso de motos mais potentes, a força excedente do motor pode compensar, em parte, a carga extra, mas nunca a ponto de torná-la imperceptível.

Honda Gold Wing (Foto: Divulgação/Honda)

Mesmo a gigantesca Honda GL 1800 Gold Wing, moto cujo peso declarado em sua ficha técnica beira os 350 kg, terá um comportamento dinâmico menos eficaz caso esteja carregando duas pessoas em vez de uma só. Se isso ocorre na Gold Wing, imagine na pequena Honda Pop 110i, moto que pesa pouco menos de 90 kg.

“De fato, o importante de toda esta história é o aspecto prático: se você é novato, inexperiente, na hora de escolher sua moto o item peso deve ser levado muito em conta. Quanto menos quilos, melhor para seu aprendizado”, afirma a Honda. 

O mesmo vale se você for usar sua moto para o esporte: nas trilhas do enduro, nos ralis ou mesmo no motocross, menor peso significará mais controle e melhores resultados, e o mesmo vale para a motovelocidade.

Elevado peso da moto também pode ser fator positivo

Peso elevado favorece motos na chuva (Foto: Divulgação)

Mas isso não quer dizer que o maior peso da moto será sempre um fator negativo. Em geral, sim, mas há condições de uso nas quais ter uma moto mais pesada é conveniente, mesmo se isso implique perda de desempenho e maneabilidade, além de exigir do motor mais energia.

Tais condições ocorrem no mototurismo, quando o motociclista enfrenta condições climáticas severas, com muito vento e chuva, o que é comum acontecer especialmente nas grandes viagens. 

Estar ao guidão de uma moto pesada nestas condições de clima ruim pode ser positivo, pois uma moto com maior peso, – em geral maxitrails ou motos de cilindrada elevada –, oferece maior segurança por ser menos sensível a rajadas de vento, e por “plantar” seus pneus na pavimentação de maneira mais efetiva, o que favorece a aderência em pisos com grande quantidade de água.

“Seja como for, o importante é o fundamento: adequar a escolha da moto às suas necessidades específicas, e ter sempre em mente que excessos – sejam eles de velocidade ou de peso – devem ser evitados”, recomenda a Honda.

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Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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