Saiba como foi primeiro voo em público do carro voador
O “carro voador” nomeado de X2 e desenvolvido pela empresa s XPeng AeroHT realizou testes e fez um primeiro voo público, em Dubai.
Uma espécie de “carro voador” nomeado de X2 e desenvolvido pela empresa chinesa especializada em produtos eletrônicos XPeng AeroHT realizou testes e fez um primeiro voo público, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Dados técnicos do carro voador
A empresa disse que o X2 é um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) e tem capacidade para 2 passageiros. Ele é impulsionado por 8 motores com hélices. O veículo alcança 130 km/h, pesa 560 kg sem passageiros e pode decolar pesando até 760 kg.
O eVTOL possui quatro baterias independentes, o que lhe permite pousar em segurança se uma delas falhar. Ele também foi projetado para acionar paraquedas em caso de emergência e manter contato com um centro de comando durante a viagem.
Teste em Dubai
Segundo a Reuters, o teste em Dubai durou 90 segundos e é considerado pela fabricante como uma “base importante para a próxima geração de carros voadores”.
Minguan Qiu, gerente geral da XPeng AeroHT, apontou que o projeto almeja os mercados internacionais e já vem planejando seu lançamento global. Segundo o executivo chinês, Dubai foi selecionada como palco do primeiro teste por ser a cidade mais inovadora do mundo.
Carros voadores podem chegar ao Brasil em 2025
Aqui no Brasil, empresas ligadas à aviação como a fabricante de aeronaves da Embraer, além de companhias aéreas como Azul e Gol, chegaram a anunciar o plano de introduzir os eVTOLs nos céus brasileiros.
Acordos marcam a chegada de carros voadores no Brasil para 2025. Os eVTOLs serão produzidos na Europa e trazidos para cá pela Gol e Azul. A Embraer planeja trazer versões da aeronave em 2026 e possui projetos ambiciosos.
Junto da empresa de táxis aéreos, Helisul, a Embraer planeja realizar testes neste mês para avaliar rotas e custos de um futuro serviço eVTOL. Também necessita-se saber qual será a aceitação dos “carros voadores” no mercado brasileiro.
Como a aeronave elétrica da Embraer ainda não está pronta, as empresas vão executar as testagens com helicópteros. A ideia da primeira fase é avaliar se o serviço de táxis aéreos com eVTOLs é viável no Brasil.
Como a aeronave elétrica da Embraer ainda não está pronta, as empresas farão testes com helicópteros. A ideia da primeira etapa não é registrar lucro com o serviço, e sim avaliar se a operação com eVTOLs seria viável.
Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.